Natura - Fábrica de sabonetes em barra da natura em Benevides no Pará - Amazônia (Leandro Fonseca/Exame)
Future Dojo - Conteúdo Promocional
Publicado em 4 de abril de 2023 às 16h47.
Última atualização em 4 de abril de 2023 às 17h18.
Inovação pode ser a área mais ingrata do mercado. Quase tudo o que você faz não vai dar certo ⏤ e nem será notado ou terá um impacto relevante para o negócio. Essa é a má notícia.
A boa notícia é que, apesar disso, o que der resultado tem o poder de mudar toda a história de uma empresa. A inovação hoje em dia é responsável não só pela escala de um negócio mas também por impedi-lo de acabar de repente com as rápidas mudanças do mercado. As empresas sabem disso ⏤ e nunca precisaram tanto de times de inovação que conseguem transformá-la em busca do novo.
De acordo com uma reportagem da EXAME, em 2022 o Brasil ultrapassou a marca de 7 mil corporações e 25 mil startups colaborando entre si em processos de inovação. Além disso, o país teve mais relacionamentos de open innovation com startups do que na soma de 2016 até 2021. Isso mostra que as empresas estão cada vez mais interessadas em inovar e buscam profissionais que possam ajudá-las nesse processo.
Você pode perceber, por exemplo, que a maioria dos profissionais passa pelos mesmos problemas. Para começar, a maioria das ideias que são propostas não obtém sucesso de imediato… essa realidade pode ser desmotivadora e até mesmo frustrante para quem está tentando se estabelecer na área.
Outro desafio é a dificuldade de aplicar ideias criativas e disruptivas em empresas tradicionais. Como você chega para alguém que faz a mesma coisa há anos e diz que a partir de agora as coisas serão diferentes? Convencer os tomadores de decisão a investir em ideias inovadoras pode ser um grande obstáculo a ser superado ⏤ que poucos conseguem.
Sendo assim, se você acha que cada vez mais as empresas precisam de profissionais de inovação, você pode estar levemente enganado. A verdade agora (com um mercado mais sofisticado), é que cada vez mais as empresas precisam de profissionais que sejam realmente bons em inovação.
Porém, como vimos, esse é sim um grande gap dentro das empresas. É por isso que é crucial para você ⏤ profissional de inovação ⏤ desenvolver habilidades que o torne valioso para o mercado.
Depois de se tornar líder de novos negócios na Natura, Thamara Prado decidiu contar um pouco de sua história. Ela conta que também teve dificuldades no início, mas logo percebeu como existem algumas habilidades cruciais que a maioria das pessoas “esquecem pelo caminho”.
Na verdade, o que acontece é que a maior parte das pessoas foca demais em aprender as “hard skills” da inovação. Mas a área mexe com a empresa inteira… e por isso, o profissional ideal consegue unir a inovação com as necessidades de cada ponto do negócio.
Em sua masterclass gratuita, Thamara ⏤ em conjunto com a Future Dojo ⏤ lista seis habilidades que quando juntas formam o “Arquétipo do Inovador”. Você vai aprender quais são essas habilidades, como treiná-las e usar isso para se tornar o profissional mais desejado pelas empresas. Clique aqui para conferir a masterclass.
Além disso, dentro da masterclass você também vai aprender:
Caso queira assistir, ela está gratuita por tempo limitado, clique no link abaixo para conferir: