Por dentro do Grupo Boticário, das fábricas à distribuição
Além de O Boticário, companhia possui outras três unidades de negócio: Eudora, "quem disse, berenice" e Beauty Box. Conheça a estrutura que administra tudo isso
Luísa Melo
Publicado em 29 de junho de 2015 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h39.
São Paulo - Os cosméticos O Boticário começaram a ser fabricados nos anos 1970, em uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR). De lá para cá, a empresa se agigantou e, em 2010, foi fundado o Grupo Boticário. Hoje ele também é dono da linha Eudora, criada em 2011, "da quem disse, berenice" e da The Beauty Box, ambas lançadas em 2012. A holding tem mais de 3.900 lojas em 1.752 cidades brasileiras e outras 93 unidades internacionais. Ela ainda comercializa produtos via internet e venda direta (por meio de revendendores). A companhia emprega cerca de 7.000 pessoas em duas fábricas, dois centros de distribuição, escritórios administrativos e lojas próprias (que não são franqueadas) pelo país. Nas fotos, conheça mais sobre o grupo, desde as linhas de produção até o escoamento dos itens.
O prédio da primeira fábrica da O Boticário, inaugurada em 1982 em São José dos Pinhais (PR), foi mantido pelo grupo. O local (foto) passou por reformas para se modernizar e abriga hoje uma linha de produção de perfumaria e loções e outra exclusiva para maquiagens, além de escritórios administrativos e um centro de pesquisa e desenvolvimento.
A linha de fabricação de maquiagem (foto) em São José dos Pinhais entrou em operação em 2013. Ela ocupa uma área de 7.000 metros quadrados e recebeu investimentos no valor de 53 milhões de reais em equipamentos.
Na mesma unidade, há ainda um armazém de 4.000 metros quadrados. Foram investidos 44 milhões de reais em sua modernização, que incluiu a compra de um "transelevador" (foto) que tem capacidade para separar 9.450 caixas por hora.
Também em 2013, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário foi inaugurado no site de São José dos Pinhais, em um investimento que totalizou 37 milhões de reais.
O centro tem uma área de 8.000 metros quadrados e emprega 230 pesquisadores (foto). Ele tem capacidade para desenvolver mais de 2.000 produtos ao mesmo tempo.
Nos escritório administrativo da unidade de São José dos Pinhais, o uso de cortes vibrantes tem o objetivo de estimular a criatividade dos trabalhadores.
Obras de artistas nacionais e internacionais também foram espalhadas pelas áreas verdes da planta, num incentivo à valorização da cultura e à qualidade de vida.
Na unidade de São José dos Pinhais fica também a sede da Associação de Funcionários do Grupo Boticário. O local conta com um salão de beleza e vitrines para exibição de produtos.
O café, que também fica na sede da associação, é repleto de plantas e possui uma sala de jogos. Os ambientes são usados para pausas no expediente ou mesmo reuniões informais.
O Grupo Boticário abraçou o programa "Mulheres Trabalhadoras que Amamentam", lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde, e concede licença-maternidade extendida, espaço para aleitamento e creche no local de trabalho. Junto da fábrica de São José dos Pinhais, é mantido o Centro Educacional Anneliese Krigsner (foto). O espaço funciona em horário integral e forma crianças em período pré-escolar. Para as funcionárias que preferem deixar seus filhos em outras escolinhas, há a opção de reembolso mensal das mensalidades em uma rede de ensino conveniada.
Desde 1999, a fabricante de cosméticos possui um programa especial para gestantes. O projeto inclui cursos (foto) e acompanhamento psicológico e palestras com nutricionais, obstetras, pediatras, nutricionais, enfermeiros e dentistas, além de aulas práticas sobre as situações pelas quais mãe e bebê vão passar. Mais de 1.600 mulheres de São José dos Pinhais já participaram das atividades, sendo 46% delas colaboradoras ou filhas e esposas de empregados e 54% da comunidade.
Para incentivar a amamentação depois do retorno da licença-maternidade, a empresa oferece a sala "Nutriz", um espaço onde as mães podem retirar e armazenar o seu leite com conforto e privacidade. O local fica aberto 24 horas e pode ser usado pelas funcionárias de todas as áreas da fábrica de São José dos Pinhais.
No prédio que abrigou a sua primeira fábrica, em São José dos Pinhais, o Grupo Boticário inaugurou, em março deste ano, um espaço para contar a sua história. A instalação exibe vídeos e experiências sensoriais que descrevem a trajetória da empresa. Ela conta, por exemplo, com uma escultura em forma do primeiro tipo de frasco usado pela companhia, em molde de ânfora, e a batedeira de cozinha na qual o fundador da companhia Miguel Krigsner, misturava as fórmulas dos cosméticos que criou.
Em 2010, a empresa decidiu concentrar suas operações logísticas e inaugurou seu primeiro centro de distribuição de Registro (SP). A cidade foi escolhida porque sua posição geográfica possibilita uma transferência rápida de produtos da fábrica de São José dos Pinhais e uma boa vazão desses itens para o resto do país. Em 2014, o CD atingiu capacidade de 51.400 peças separadas por hora.
De olho no potencial de consumo e desenvolvimento da região Nordeste, o Grupo Boticário inaugurou seu segundo centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA), em abril de 2014. A unidade já expediu 45 milhões de produtos e atende a 14 estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil.
O CD baiano é fruto de um investimento de 155 milhões de reais e emprega 151 pessoas. Ele já chegou a separar 840.692 peças em apenas um dia.
A fábrica de Camaçari (BA), é o mais recente e maior projeto do plano de expansão do Grupo Boticário. Ela foi inaugurada em setembro de 2014 e produz cosméticos e artigos de perfumaria. A planta recebeu 380 milhões de reais em investimentos e tem capacidade para fabricar até 150 milhões de produtos por ano, o que elevou a capacidade produtiva da empresa em 50%.
Já a sede corporativa da companhia (foto) está localizada em Curitiba (PR), cidade onde também ficam o edifício administrativo das lojas próprias da rede (que não são franquias) e a central de relacionamento com o consumidor. O Grupo tem ainda dois centros de distribuição situados em Registro (SP) e São Gonçalo dos Campos (BA), dois escritórios em São Paulo (SP) e uma planta fabril em Camaçari (BA).
É também na capital paranaese que fica a sede da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990. Por meio dela, mais de 1.400 inciativas de preservação aos biomas do país e ao ecossistema marinho foram desenvolvidas. A fundação já ajudou financeiramente 481 instituições e apoiou o manejamento de 456 unidades de conservação. Segundo a empresa, o órgão contribuiu para que 238 espécies de plantas fossem protegidas da extinção 87 fossem descobertas–cinco destas receberam o "sobrenome" Boticário.