Por dentro da deliciosa sede da Garoto
A empresa tem um museu do chocolate, espaço para funcionários lerem e estudarem e a universidade corporativa, com aulas sobre produção dos doces
Karin Salomão
Publicado em 10 de julho de 2017 às 07h00.
Última atualização em 10 de julho de 2017 às 07h00.
São Paulo – A sede da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo, concentra também uma das maiores fábricas de chocolate do mundo.
Lá também estão um museu do chocolate que pode ser visitado, um espaço para funcionários lerem e estudarem e a universidade corporativa, com aulas sobre a produção de chocolates.
A companhia conta com 1.600 colaboradores diretos e 11.000 indiretos.
Em 2002 a empresa foi comprada pela Nestlé. Conheça abaixo mais sobre a sede da Garoto.
Dona das marcas Batom, Talento e Serenata de Amor, a companhia tem espaços voltados a seus funcionários na sede.
O Espaço Cult é um ambiente para que os funcionários consigam descansar durante os intervalos de trabalho. Aqui, eles podem ver TV, acessar a internet e estudar.
Inaugurado em 2015, o espaço também conta com uma biblioteca, tablets, revistas e acesso aos comunicados internos e cursos gratuitos.
A Garoto criou uma universidade corporativa, chamada Universidade Chocolates, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos são voltados ao aprimoramento da equipe de produção de chocolates. Os alunos passam três meses em sala de aula, conciliando trabalho e estudos. Ao todo, 112 colaboradores já se formaram no curso Técnico Profissionalizante em Chocolate, reconhecido pelo MEC, e a universidade já está em sua quinta turma.
Recentemente, a fábrica reabriu o Museu da Garoto. O espaço foi ampliado e mostra a história da empresa desde seu surgimento, 88 anos atrás, vendendo balas pelas ruas de Vila Velha, Espírito Santo.
O museu mostra desde o plantio de cacau, as primeiras máquinas utilizadas na produção e fatos, curiosidades e produtos antigos fabricados pela companhia.
Não são só funcionários da companhia que podem visitar o ambiente. Cerca de 350 mil turistas passam pelo museu e pela loja todos os anos. Aproximadamente 60% das visitas são feitas por escolas e instituições.
A Loja Garoto tem 77 anos. Antes de sua criação, em 1976, o atendimento era feito em um balcão anexo à fábrica para vender balas, primeiro produto da companhia.
Nos últimos dez anos, a loja recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Aqui, é possível comprar produtos da empresa com 5% de desconto. É o primeiro destino das novidades e inovações que saem da fábrica.