Pokémon Go escapa de tentativas de clonagem
Quase uma dezena de executivos de empresas desde a Sony Corp e até a Rovio, criadora do Angry Birds, disseram que Pokémon Go será difícil de ser seguido
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2016 às 14h49.
São Francisco - Grandes empresas de videogames, pegas desprevenidas pelo sucesso estrondoso de Pokémon Go, estão lutando para descobrir como embarcar na onda criada pelo jogo de realidade aumentada.
Quase uma dezena de executivos de empresas desde a Sony Corp e até a Rovio, criadora do Angry Birds, disseram que Pokémon Go será difícil de ser seguido e alguns mesmo chegaram a afirmar que pode não valer a pena tentar fazer isso.
Com isso, não espera-se o surgimento de um rival para o game no curto prazo, afirmaram.
Executivos de estúdios de videogames afirmaram que centenas de desenvolvedores em suas companhias estão jogando Pokémon Go para entenderem como o jogo conseguiu capturar tanta audiência.
O aplicativo é o mais baixado game para dispositivos móveis desde seu lançamento, em julho.
"Hoje não é o momento certo para lançar uma experiência de realidade ampliada", disse Neil Young, presidente-executivo da produtora de jogos para dispositivos móveis N3twork Inc e ex-diretor geral da Electronic Arts.
"O momento está meio que reservado para Pokémon Go, creio." Alguns executivos afirmaram que não vão copiar o jogo porque conta com o impulso da marca Pokémon e que carece de recursos sociais, como possibilidade de que os jogadores conversem entre si durante caçadas aos personagens.
Além disso, o sucesso de conseguir fazer os jogadores se mexerem é considerado brilhante pelo setor, mas difícil de ser replicado, bem como o uso hábil da tecnologia de mapas.
A Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, uma empresa oriunda do Google, não comentou o assunto.
Analistas calculam que o game está seguindo para faturar entre 200 milhões e 500 milhões de dólares em um ano. O número mais alto vai colocar Pokémon Go na lista dos 20 maiores jogos para dispositivos móveis, disse Michael Pachter, da Wedbush Securities.
"Apenas estamos arranhando a superfície ainda" em realidade aumentada, disse David Haddad, presidente da Warner Bros Interactive Entertainment.
A Warner Bros está nos estágios iniciais de desenvolver jogos de realidade ampliada e não tem planos de anunciar um novo título.
A Zynga ainda está estudando o que fazer na área, disse o presidente-executivo, Frank Gibeau. "Pokémon mostrou realmente novos caminhos e novas maneiras de crescer que são muito emocionantes para clientes, jogadores e desenvolvedores", afirmou.
A Pokémon Company, parcialmente controlada pela Nintendo, está comemorando o vigésimo aniversário dos jogos Pokémon e produtos relacionados, liderados pelo personagem Pikachu. Nesta duas décadas, a franquia arrecadou gerações de fãs.
Este tipo de poder de marca é difícil de superar, disse Richard Marks, pesquisador sênior na Sony Interactive Entertainment, comparando Pokémon Go ao jogo de realidade aumentada para o PlayStation Portable Invizimals.
"Lagarto número 3 ou Lagarto número 4, não é muito emocionante. Você precisa de um Pikachu", disse ele sobre os dois jogos.
Copiar um jogo para dispositivos móveis de sucesso é uma tradição não oficial da indústria. Enquanto já se registrou um clone de Pokémon Go na China, grandes estúdios normalmente levam meses para fazer uma cópia.
Neste caso, os rivais também não possuem a larga experiência em serviços de localização da Niantic, cujo presidente-executivo desenvolveu o Google Earth.
São Francisco - Grandes empresas de videogames, pegas desprevenidas pelo sucesso estrondoso de Pokémon Go, estão lutando para descobrir como embarcar na onda criada pelo jogo de realidade aumentada.
Quase uma dezena de executivos de empresas desde a Sony Corp e até a Rovio, criadora do Angry Birds, disseram que Pokémon Go será difícil de ser seguido e alguns mesmo chegaram a afirmar que pode não valer a pena tentar fazer isso.
Com isso, não espera-se o surgimento de um rival para o game no curto prazo, afirmaram.
Executivos de estúdios de videogames afirmaram que centenas de desenvolvedores em suas companhias estão jogando Pokémon Go para entenderem como o jogo conseguiu capturar tanta audiência.
O aplicativo é o mais baixado game para dispositivos móveis desde seu lançamento, em julho.
"Hoje não é o momento certo para lançar uma experiência de realidade ampliada", disse Neil Young, presidente-executivo da produtora de jogos para dispositivos móveis N3twork Inc e ex-diretor geral da Electronic Arts.
"O momento está meio que reservado para Pokémon Go, creio." Alguns executivos afirmaram que não vão copiar o jogo porque conta com o impulso da marca Pokémon e que carece de recursos sociais, como possibilidade de que os jogadores conversem entre si durante caçadas aos personagens.
Além disso, o sucesso de conseguir fazer os jogadores se mexerem é considerado brilhante pelo setor, mas difícil de ser replicado, bem como o uso hábil da tecnologia de mapas.
A Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, uma empresa oriunda do Google, não comentou o assunto.
Analistas calculam que o game está seguindo para faturar entre 200 milhões e 500 milhões de dólares em um ano. O número mais alto vai colocar Pokémon Go na lista dos 20 maiores jogos para dispositivos móveis, disse Michael Pachter, da Wedbush Securities.
"Apenas estamos arranhando a superfície ainda" em realidade aumentada, disse David Haddad, presidente da Warner Bros Interactive Entertainment.
A Warner Bros está nos estágios iniciais de desenvolver jogos de realidade ampliada e não tem planos de anunciar um novo título.
A Zynga ainda está estudando o que fazer na área, disse o presidente-executivo, Frank Gibeau. "Pokémon mostrou realmente novos caminhos e novas maneiras de crescer que são muito emocionantes para clientes, jogadores e desenvolvedores", afirmou.
A Pokémon Company, parcialmente controlada pela Nintendo, está comemorando o vigésimo aniversário dos jogos Pokémon e produtos relacionados, liderados pelo personagem Pikachu. Nesta duas décadas, a franquia arrecadou gerações de fãs.
Este tipo de poder de marca é difícil de superar, disse Richard Marks, pesquisador sênior na Sony Interactive Entertainment, comparando Pokémon Go ao jogo de realidade aumentada para o PlayStation Portable Invizimals.
"Lagarto número 3 ou Lagarto número 4, não é muito emocionante. Você precisa de um Pikachu", disse ele sobre os dois jogos.
Copiar um jogo para dispositivos móveis de sucesso é uma tradição não oficial da indústria. Enquanto já se registrou um clone de Pokémon Go na China, grandes estúdios normalmente levam meses para fazer uma cópia.
Neste caso, os rivais também não possuem a larga experiência em serviços de localização da Niantic, cujo presidente-executivo desenvolveu o Google Earth.