Negócios

Petrobras tem produção de petróleo recorde em outubro

Estatal disse que a produção de petróleo em outubro somou 2,126 milhões de barris/dia em média


	Tripulação trabalha em uma plataforma de petróleo da Petrobras na Baía da Guanabara, em Niterói
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Tripulação trabalha em uma plataforma de petróleo da Petrobras na Baía da Guanabara, em Niterói (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 19h49.

São Paulo - A Petrobras bateu em outubro o recorde de produção mensal de petróleo no Brasil que já durava quase quatro anos, com volumes históricos extraídos do pré-sal, e confirmou que novas unidades entram em operação ainda neste ano. 

A estatal produziu 2,126 milhões de barris/dia em média em outubro, alta de 0,4 por cento ante setembro, quando muitos acreditavam que o recorde de dezembro de 2010 seria batido. 

Em relação a outubro de 2013, a produção subiu 8,5 por cento, impulsionada por novos poços que entraram em operação neste ano, especialmente no pré-sal. 

A estatal tem meta de aumentar a produção média neste ano ante 2013 em 7,5 por cento, podendo o variar um ponto percentual para cima ou para baixo, com o amadurecimento de pesados investimentos feitos nos últimos anos.

O aumento da extração no Brasil em 2014 ocorre após dois anos de declínio na produção e outros dois em que a extração teve pequeno crescimento. 

Outubro foi o nono mês consecutivo de crescimento da produção de petróleo da companhia no país, ressaltou a Petrobras, observando que a produção do mês passado superou em 4,8 mil barris por dia o recorde anterior. 

"O crescimento da produção decorreu, principalmente, do ramp-up (crescimento) da produção dos novos sistemas...", disse a Petrobras, citando, entre outras, as plataformas P-58, no Parque das Baleias (Bacia de Campos); P-55 e P-62, em Roncador (Bacia de Campos); FPSO Cidade de Paraty, em Lula Nordeste (Bacia de Santos); e FPSO Cidade de São Paulo, em Sapinhoá (Bacia de Santos).

No mês de outubro, dez novos poços offshore iniciaram operação nas bacias de Campos e Santos, sendo três produtores e sete injetores. "Com eles, um total de 63 novos poços já entrou em operação no ano de 2014."

O recorde de produção foi obtido apesar de paradas para manutenção de plataformas em outubro, com a interrupção temporária de 68 mil bpd na média do mês. Todas unidades paralisadas no mês passado já retornaram às atividades. 

A produção de petróleo da camada pré-sal em outubro chegou a 606 mil bpd, 14 por cento acima do volume alcançado em setembro (532 mil bpd), constituindo-se novo recorde de produção mensal naquela camada, disse a Petrobras.

A produção de gás natural no Brasil em outubro também foi a maior já registrada pela estatal. 

Somando petróleo e gás, a produção total da Petrobras no Brasil foi de 2,579 milhões de barris de óleo equivalente/dia (boed), aumento de 0,6 por cento em relação à produção obtida em setembro.

No exterior, a empresa produziu 215,8 mil boed, alta de 0,1 por cento ante setembro.

Novos Sistemas

Novos sistemas de produção entrarão em operação até o final deste ano para garantir a continuidade do crescimento sustentado da curva de produção, disse a estatal.

Além do FPSO Cidade de Mangaratiba, que iniciou produção no campo de Iracema Sul no dia 14 de outubro, entrarão em operação, nas próximas semanas, o FPSO Cidade de Ilhabela e a plataforma P-61, já ancorada na locação, no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos. 

Também já está em operação de montagem a sonda SS-88 (TAD -Tender Assisted Drilling), que permitirá o início das operações do primeiro poço conectado à P-61, acrescentou a Petrobras.

Texto atualizado às 20h47min do mesmo dia.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem