Negócios

Produção da Petrobras sobe 0,75% em 2016 no país e tem recordes

Produção média mensal de petróleo no Brasil superou pela primeira vez a marca de 2,3 milhões de barris por dia

Petrobras: produção em dezembro foi 3 por cento maior do que a registrada em novembro de 2016

Petrobras: produção em dezembro foi 3 por cento maior do que a registrada em novembro de 2016

R

Reuters

Publicado em 11 de janeiro de 2017 às 08h56.

Última atualização em 11 de janeiro de 2017 às 10h25.

São Paulo - A Petrobras informou nesta quarta-feira que a produção média mensal de petróleo da companhia no Brasil atingiu em 2016 recorde histórico anual, alcançando 2.144.256 barris por dia (bpd), um aumento de 0,75 por cento ante o ano anterior.

Segundo comunicado, a produção de petróleo no Brasil, que responde pela maior parte do volume produzido pela empresa, ficou em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período.

"Pelo segundo ano consecutivo, a Petrobras cumpre o planejamento previsto, reforçando o compromisso com a previsibilidade de suas projeções", disse a empresa em nota.

O aumento anual ocorreu na esteira do forte crescimento da produção do pré-sal.

A média anual da produção operada pela empresa no pré-sal, em 2016, atingiu a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia, alta de 33 por cento na comparação com 2015.

A produção total da companhia no país, incluindo o gás natural, somou 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2016, alta de 1 por cento ante 2015 e também um novo recorde para a Petrobras.

"Os principais destaques para a expansão da produção, em 2016, foram o expressivo crescimento da produção no campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e no campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos, além da área do Parque das Baleias (P-58), na porção capixaba da Bacia de Campos, afirmou a empresa.

Adicionalmente, houve o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.

Dezembro

A petroleira informou nesta quarta-feira que a produção média mensal de petróleo no Brasil superou pela primeira vez a marca de 2,3 milhões de barris por dia, ficando 3 por cento acima do recorde anterior registrado em setembro de 2016.

A produção no dia 28 de dezembro atingiu inéditos 2,4 milhões de barris de óleo/dia.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil, em dezembro, foi de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente (boed), 3 por cento maior do que a registrada em novembro de 2016 e 6 por cento maior do que a de dezembro do ano anterior, "o que se configura também como um novo recorde mensal de produção da companhia".

No exterior, a produção média de petróleo em dezembro foi de 61 mil bpd e a produção média de gás natural somou 10,3 milhões metros cúbicos/dia. Com isso, foram produzidos no mês 122 mil boed.

Consolidando as produções de petróleo e gás no Brasil e no exterior, a produção em dezembro de 2016 foi de 2,94 milhões boed e também se constituiu como novo recorde mensal.

Em novembro, a estatal havia produzido ao todo 2,86 milhões boed. Em dezembro de 2015, a produção da companhia totalizou 2,85 milhões boed.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

10 franquias para investir com o prêmio da medalha das Olimpíadas 2024

Na cidade de inovação, eles criaram uma operadora de telefonia que supera as gigantes do setor

"A taxa de mortalidade de startups de IA será alta", afirma Eric Ries, de "A Startup Enxuta"

O empresário goiano que vai doar bilheteria de evento para o RS — e já arrecadou R$ 2,2 milhões

Mais na Exame