Negócios

Petrobras prevê elevar exportação de petróleo em mais de 50%

Produção de petróleo nos campos operados pela companhia no pré-sal atingiu em 11 de abril 800 mil barris de petróleo por dia, configurando novo recorde


	Petróleo: produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual
 (thinkstock)

Petróleo: produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 13h03.

Rio de Janeiro - A Petrobras prevê exportar média de 350 mil barris de petróleo por dia em 2015, uma alta de 51,2 por cento ante o ano passado, quando as exportações somaram 231,5 mil barris de petróleo por dia, informou um executivo da empresa nesta quarta-feira.

"A avaliação deste ano está na ordem de 350 mil barris de petróleo por dia, para 2015", afirmou o gerente de óleo cru da Petrobras, Fernando Colares Nogueira, ao apresentar uma palestra em evento de petróleo e gás, no Rio de Janeiro.

O executivo destacou que o principal destino do petróleo exportado será a Ásia, principalmente a China e a Índia, com o mercado norte-americano se tornando menos relevante, devido a alta produtividade do óleo e gás não convencionais ("shale"), nos EUA.

A produção de petróleo da Petrobras tem crescido expressivamente neste ano, na comparação anual, embora tenha apresentado quedas consecutivas na relação mensal.

A extração no pré-sal tem impulsionado o crescimento anual.

A produção de petróleo nos campos operados pela companhia no pré-sal atingiu em 11 de abril 800 mil barris de petróleo por dia, configurando novo recorde.

Segundo Nogueira, o pré-sal é economicamente viável com os preços de petróleo previstos pela companhia para este ano e para o próximo.

Participação 

Com o crescimento da relevância dos sócios da Petrobras, o executivo também destacou, durante sua apresentação, que a companhia tem reduzido sua participação no total da exportação de petróleo do país.

De acordo com ele, a Petrobras é atualmente responsável por 50 por cento do petróleo exportado do Brasil, ante 70 por cento em 2011.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasComércio exteriorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasExportaçõesGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem