EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Petrobras assinou nesta segunda-feira (17/04) acordo de 239 milhões de dólares com a estatal chinesa de petróleo Sinopec Group para a construção, em 15 meses, do gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), o trecho inicial do gasoduto de interligação Sudeste-Nordeste (Gasene).
Em um total de 1 215 quilômetros de dutos, o Gasene terá como objetivo levar gás importado da Bolívia e produzido no Sudeste e Nordeste ao mercado consumidor dessas duas regiões. De acordo com a Petrobras, o projeto suprirá uma falta de oferta de gás na região Nordeste.
O Gascav, primeira parte do Gasene, terá 300 quilômetros de extensão e alcançará vazão de 20 milhões de metros cúbicos por dia. A construção será realizada em três partes: a primeira irá de Cabiúnas, litoral do Rio de Janeiro, a Campos de Goytacazes (RJ), um trecho de 78 quilômetros de extensão; de Campos de Goytacazes seguirá até Piúma, litoral do Espírito Santo, percorrendo 126 quilômetros; e, por fim, mais 96 quilômetros entre Piúma e Serra, também em território capixaba.
Além do Gascav, o Gasene será composto pelos gasodutos Vitória (ES)-Cacimbas, com 125 quilômetros, e Cacimbas-Catu, trecho mais extenso, que percorre 765 quilômetros. Segundo a Petrobras, o gasoduto completo permitirá "maior flexibilidade para o remanejamento da oferta de gás, em função de eventuais oscilações na demanda", de acordo com comunicado divulgado pela companhia ao mercado. A estatal planeja investir 6,5 bilhões de dólares nos próximos cinco anos para o segmento de gás e energia.