Os 15 maiores bilionários de tecnologia segundo a Forbes
Bill Gates lidera lista mais uma vez, com fortuna de 76 bilhões de dólares. Laurene Jobs, viúva de Steve Jobs, é a única mulher entre os 15 mais ricos do setor
Bilionários high-tech (Pichi Chuang/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2014 às 13h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.
São Paulo - Juntos, os 15 bilionários mais ricos do setor de tecnologia são donos de uma fortuna de 382 bilhões de dólares em 2014, segundo a revista Forbes. Esse valor é 40% maior que o do ano anterior, impulsionado por altas recordes nas ações de empresas como Google e Facebook. Veja, a seguir, a lista dos 15 mais ricos do mundo da tecnologia:
Fortuna: 76 bilhões de dólares Uma alta nas ações da Microsoft fez a fortuna de Bill Gates crescer 26% em relação ao ano anterior. Por conta disso, o fundador da empresa de tecnologia é, mais uma vez, o homem mais rico do mundo e, disparado, o que possui maior fortuna entre os magnatas da tecnologia.
Fortuna: 48 bilhões de dólares O presidente executivo da Oracle viu sua riqueza crescer mais de 5 bilhões de dólares em 2013, devido à alta no preço das ações de sua companhia. Ele ainda acusa o Google de infringir uma de suas patentes no sistema operacional para celulares Android.
Fortuna: 32,3 bilhões de dólares O presidente executivo do Google também se beneficiou da alta das ações de sua empresa, que cresceram 50% de um ano para outro, graças à venda da Motorola por 2,9 bilhões de dólares e à compra da Nest por 3,2 bilhões de dólares. É a primeira vez que Page atinge a marca dos 30 bilhões.
Fortuna: 32 bilhões de dólares O fundador e presidente executivo da Amazon foi notícia em 2013 por mais do que sua grande fortuna. Após o lançamento de um livro que contava a história de sua vida, Jeff ainda protagonizou a compra do jornal Washington Post, em outubro, e anunciou em uma entrevista que, em 5 anos, espera fazer entregas aos clientes por meio de drones.
Fortuna: 31,8 bilhões O co-fundador e responsável pela área de tecnologia do Google também atingiu a marca dos 30 bilhões de dólares após o aumento de 50% do valor das ações de sua empresa em um ano, que acrescentou 7 bilhões de dólares ao seu bolso. Brin comanda as pesquisas do Google que deram origem, por exemplo, a produtos como o Google Glass.
Fortuna: 28,5 bilhões de dólares No ano em que o Facebook completou 10 anos de vida, seu criador, Mark Zuckerberg, viu sua fortuna mais que dobrar desde o início do ano passado. Ele foi o bilionário que mais ganhou dinheiro em 2013. Também foi o que mais doou.
Fortuna: 19,36 bilhões de dólares 2013 foi o último ano de ação de Steve Ballmer no comando da Microsoft. Em agosto de 2013, ele anunciou que se retiraria da presidência executiva da companhia. Em fevereiro Satya Nadella assumiu o cargo.
Fortuna: 17,5 bilhões de dólares Em outubro de 2013, Michael Dell, o fundador da empresa que leva seu sobrenome, fechou o capital de sua companhia por 24,9 bilhões de dólares. Além da Dell, Michael é dono de duas empresas de investimentos, a MSD Capital e a MSDC Management. Seus aportes vão para desde o setor imobiliário até bancos, montadoras e empresas de energia.
Fortuna: 15,9 bilhões de dólares Além de co-fundador da Microsoft, Paull Allen é dono do Seattle Seahawks, o time de futebol americano que ganhou o Super Bowl pela primeira vez em 2013 e é avaliado em 1 bilhão de dólares. Allen também investe em tecnologia, mídia, energia e no setor imobiliário.
Fortuna: 15,3 bilhões de dólares Azim Premji Wipro é o homem mais rico da Índia, graças a sua empresa de tecnologia da informação Wipro Technologies. A Wipro oferece soluções para armazenamento de dados em nuvem, mobilidade e eco-energia e espera crescer dois dígitos nos Estados Unidos em 2014. Seu foco agora será produtos para consumidores.
Fortuna: 15 bilhões de dólares Ergen é presidente do conselho da Dish Network e controla a Echostar, ambas empresas de satélites de TV. Ele é acusado de comprar as dívidas da concorrente LightSquared através de companhias laranjas e aguarda julgamento.
Fortuna: 14 bilhões de dólares Laurene Jobs é viúva de Steve Jobs, fundador da Apple. Apesar de possuir uma boa parte das ações da empresa de seu falecido marido, a participaçao de Laurene na Disney vale três vezes mais. Ela é a maior acionista individual da companhia de entretenimento, outra herança de Jobs. Hoje, é investidora-anjo e membro do conselho da start up de comunicação Ozy Media.
Fortuna: 13,4 bilhões de dólares Ma Huateng é o presidente executivo da Tencent Holdings, a maior empresa chinesa de tecnologia com ações na bolsa. Seu valor mais que dobrou no último ano, transformando Huateng no segundo homem mais rico da China. A maior parte dos ganhos da Tencent vem de jogos online, mas ela também fatura com e-commerce e com seu aplicativo WeChat.
Fortuna: 12,1 bilhões de dólares Robin Li é o fundador e presidente executivo do Baidu, o chamado Google chinês. Ele é o terceiro homem mais rico da China. Suas ações dispararam no último ano devido a sua estratégia de aquisições de empresas, que incluíram um serviço de transimssão de vídeo pela internet e um aplicativo para redes sem fio.
Fortuna: 11,1 bilhões de dólares O indiano Shiv Nadar (dir.), co-fundador da empresa de tecnologia da informação HCL Group, viu as ações de sua companhia mais que dobrarem em um ano, devido em parte à rúpia mais fraca e ao aumento do número de clientes como a Boeing, a Microsoft e a UBS.
17. Agora, veja os brasileiros na lista dos mais ricos do mundozoom_out_map
O empreendedor mineiro Rodrigo Abreu fundou a UP2Tech em 2014, enfrentou crises e cresceu. A empresa projeta faturar R$ 500 milhões em 2024, com destaque em e-commerce, games e tecnologia para pecuária