Os 15 maiores bilionários de tecnologia segundo a Forbes
Bill Gates lidera lista mais uma vez, com fortuna de 76 bilhões de dólares. Laurene Jobs, viúva de Steve Jobs, é a única mulher entre os 15 mais ricos do setor
Bilionários high-tech (Pichi Chuang/Reuters)
DR
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2014 às 13h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h16.
São Paulo - Juntos, os 15 bilionários mais ricos do setor de tecnologia são donos de uma fortuna de 382 bilhões de dólares em 2014, segundo a revista Forbes. Esse valor é 40% maior que o do ano anterior, impulsionado por altas recordes nas ações de empresas como Google e Facebook. Veja, a seguir, a lista dos 15 mais ricos do mundo da tecnologia:
Fortuna: 76 bilhões de dólares Uma alta nas ações da Microsoft fez a fortuna de Bill Gates crescer 26% em relação ao ano anterior. Por conta disso, o fundador da empresa de tecnologia é, mais uma vez, o homem mais rico do mundo e, disparado, o que possui maior fortuna entre os magnatas da tecnologia.
Fortuna: 48 bilhões de dólares O presidente executivo da Oracle viu sua riqueza crescer mais de 5 bilhões de dólares em 2013, devido à alta no preço das ações de sua companhia. Ele ainda acusa o Google de infringir uma de suas patentes no sistema operacional para celulares Android.
Fortuna: 32,3 bilhões de dólares O presidente executivo do Google também se beneficiou da alta das ações de sua empresa, que cresceram 50% de um ano para outro, graças à venda da Motorola por 2,9 bilhões de dólares e à compra da Nest por 3,2 bilhões de dólares. É a primeira vez que Page atinge a marca dos 30 bilhões.
Fortuna: 32 bilhões de dólares O fundador e presidente executivo da Amazon foi notícia em 2013 por mais do que sua grande fortuna. Após o lançamento de um livro que contava a história de sua vida, Jeff ainda protagonizou a compra do jornal Washington Post, em outubro, e anunciou em uma entrevista que, em 5 anos, espera fazer entregas aos clientes por meio de drones.
Fortuna: 31,8 bilhões O co-fundador e responsável pela área de tecnologia do Google também atingiu a marca dos 30 bilhões de dólares após o aumento de 50% do valor das ações de sua empresa em um ano, que acrescentou 7 bilhões de dólares ao seu bolso. Brin comanda as pesquisas do Google que deram origem, por exemplo, a produtos como o Google Glass.
Fortuna: 28,5 bilhões de dólares No ano em que o Facebook completou 10 anos de vida, seu criador, Mark Zuckerberg, viu sua fortuna mais que dobrar desde o início do ano passado. Ele foi o bilionário que mais ganhou dinheiro em 2013. Também foi o que mais doou.
Fortuna: 19,36 bilhões de dólares 2013 foi o último ano de ação de Steve Ballmer no comando da Microsoft. Em agosto de 2013, ele anunciou que se retiraria da presidência executiva da companhia. Em fevereiro Satya Nadella assumiu o cargo.
Fortuna: 17,5 bilhões de dólares Em outubro de 2013, Michael Dell, o fundador da empresa que leva seu sobrenome, fechou o capital de sua companhia por 24,9 bilhões de dólares. Além da Dell, Michael é dono de duas empresas de investimentos, a MSD Capital e a MSDC Management. Seus aportes vão para desde o setor imobiliário até bancos, montadoras e empresas de energia.
Fortuna: 15,9 bilhões de dólares Além de co-fundador da Microsoft, Paull Allen é dono do Seattle Seahawks, o time de futebol americano que ganhou o Super Bowl pela primeira vez em 2013 e é avaliado em 1 bilhão de dólares. Allen também investe em tecnologia, mídia, energia e no setor imobiliário.
Fortuna: 15,3 bilhões de dólares Azim Premji Wipro é o homem mais rico da Índia, graças a sua empresa de tecnologia da informação Wipro Technologies. A Wipro oferece soluções para armazenamento de dados em nuvem, mobilidade e eco-energia e espera crescer dois dígitos nos Estados Unidos em 2014. Seu foco agora será produtos para consumidores.
Fortuna: 15 bilhões de dólares Ergen é presidente do conselho da Dish Network e controla a Echostar, ambas empresas de satélites de TV. Ele é acusado de comprar as dívidas da concorrente LightSquared através de companhias laranjas e aguarda julgamento.
Fortuna: 14 bilhões de dólares Laurene Jobs é viúva de Steve Jobs, fundador da Apple. Apesar de possuir uma boa parte das ações da empresa de seu falecido marido, a participaçao de Laurene na Disney vale três vezes mais. Ela é a maior acionista individual da companhia de entretenimento, outra herança de Jobs. Hoje, é investidora-anjo e membro do conselho da start up de comunicação Ozy Media.
Fortuna: 13,4 bilhões de dólares Ma Huateng é o presidente executivo da Tencent Holdings, a maior empresa chinesa de tecnologia com ações na bolsa. Seu valor mais que dobrou no último ano, transformando Huateng no segundo homem mais rico da China. A maior parte dos ganhos da Tencent vem de jogos online, mas ela também fatura com e-commerce e com seu aplicativo WeChat.
Fortuna: 12,1 bilhões de dólares Robin Li é o fundador e presidente executivo do Baidu, o chamado Google chinês. Ele é o terceiro homem mais rico da China. Suas ações dispararam no último ano devido a sua estratégia de aquisições de empresas, que incluíram um serviço de transimssão de vídeo pela internet e um aplicativo para redes sem fio.
Fortuna: 11,1 bilhões de dólares O indiano Shiv Nadar (dir.), co-fundador da empresa de tecnologia da informação HCL Group, viu as ações de sua companhia mais que dobrarem em um ano, devido em parte à rúpia mais fraca e ao aumento do número de clientes como a Boeing, a Microsoft e a UBS.
17. Agora, veja os brasileiros na lista dos mais ricos do mundozoom_out_map
Marcas como US Top, Soft Machine, Staroup, Zoomp e Yes, Brazil, representaram não apenas produtos de vestuário, mas simbolizaram épocas, estilos de vida e tendências que ecoaram por décadas
We Scale, de Balneário Camboriú, passou por uma virada estratégica em 2024, incluindo, além da mentoria que já era oferecida, uma imersão nas operações com uma participação societária e networking qualificado
Em entrevista ao podcast 'De Frente com CEO', da EXAME, Leonardo Linden fala sobre evasão fiscal, trajetória e os planos da rede que fatura R$ 120 bilhões