Negócios

Nova fase de operação da PF envolve Eldorado e JBS no MS

A operação apura desvios por meio licitações viciadas, superfaturamento, compra fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos

JBS: tanto Eldorado quanto JBS integram a holding de empresas J&F Investimentos, da família Batista (Paulo Fridman/Bloomberg)

JBS: tanto Eldorado quanto JBS integram a holding de empresas J&F Investimentos, da família Batista (Paulo Fridman/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 11 de maio de 2017 às 16h12.

São Paulo - A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira a quarta fase da operação Lama Asfáltica, envolvendo mandados de busca e apreensão na produtora de celulose Eldorado Brasil e em uma unidade da empresa de alimentos JBS em Campo Grande.

A operação apura desvio de recursos públicos por meio licitações viciadas, superfaturamento de obras, compra fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos.

Segundo a PF, a fase das investigações lançada nesta quinta-feira envolveu 3 mandados de prisão preventiva, 9 de condução coercitiva, 32 de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas.

Os mandados ocorreram nas cidades de Campo Grande, Nioaque, Porto Murtinho e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; São Paulo e Curitiba (PR).

Cerca de 270 policiais federais, servidores da Controladoria Geral da União e da Receita Federal participaram da operação.

Segundo a PF, o prejuízo causado pelo grupo foi de 150 milhões de reais.

Procurada, a Eldorado afirmou "está segura de que a questão será esclarecida e afirma que todas as suas atividades são realizadas dentro da legalidade. A empresa se mantém à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais".

No ano passado, a Eldorado foi alvo de duas operações da PF, uma no âmbito da Lava Jato e outra envolvendo a operação Greenfield.

As operações acabaram fazendo a empresa adiar a divulgação de resultados de 2016.

Já a JBS afirmou também em comunicado que "as informações sobre a companhia são públicas e que prestou todos os esclarecimentos e dados solicitados. A empresa se mantém à disposição das autoridades".

As ações da companhia de alimentos exibiam queda de 0,35 por cento, às 15h18, enquanto o Ibovespa tinha alta de 0,5 por cento.

Tanto Eldorado quanto JBS integram a holding de empresas J&F Investimentos, da família Batista.

Acompanhe tudo sobre:JBSPolícia FederalEldorado Celulose

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa