Negócios

Nokia Siemens deve comprar unidade da Motorola

Motorola deve vender parte dos negócios em equipamentos sem fio para Nokia Siemens Network

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A Motorola está perto de vender a maior parte de seus negócios com equipamentos de telefonia sem fio para a Nokia Siemens Networks por US$ 1,2 bilhão e o acordo pode ser anunciado a partir de segunda-feira, segundo fontes próximas ao assunto ouvidas pelo Wall Street Journal.

A aquisição dará à Nokia Siemens Networks - segunda maior fabricante de equipamentos de telefonia celular do mundo - uma participação há muito cobiçada nos mercados do Japão e dos EUA. Embora a unidade Motorola trabalhe com tecnologias mais antigas, a compra proporcionaria à Nokia Siemens uma presença mais ampla em algumas das principais operadoras norte-americanas, como a Verizon Wireless e a Sprint Nextel.

No ano passado, a Nokia fez ofertas por duas unidades da Nortel Networks, mas perdeu a disputa para a Telefon AB L.M. Ericsson e para a Ciena Corp.

A unidade da Motorola envolvida no acordo produz equipamentos que transmitem voz, dados e vídeo utilizando as tecnologias CDMA e GSM. A companhia, no entanto, pretende manter uma tecnologia chamada iDEN, utilizada pela Sprint Nextel nos EUA e em rádios utilizados pela polícia e pelos bombeiros, segundo as fontes. Elas acrescentaram que a chinesa Huawei também estava tentando comprar a unidade da Motorola, mas as negociações esfriaram recentemente. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame