Exame Logo

Ninguém herda fortuna da Ikea após morte do bilionário fundador

Estrutura criada por Ingvar Kamprad, fundador da Ikea, assegura que a empresa ficará fora do controle direto da família.

Ingvar Kamprad, fundador da Ikea (News Agency/Claudio Bresciani via REUTERS/File photo/Reuters)

Mariana Desidério

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 15h47.

Quando Ingvar Kamprad, da Ikea , faleceu, no sábado, aos 91 anos, ele ocupava o 8º lugar no Bloomberg Billionaires Index porque controlava uma fortuna global do setor de varejo avaliada em US$ 58,7 bilhões.

Esse patrimônio agora se dissipará devido à singular estrutura aplicada por Kamprad para garantir a independência e a sobrevivência do conceito da Ikea a longo prazo. Kamprad contestava seu status entre os homens mais ricos do planeta porque, décadas antes, havia cedido o controle da maior vendedora de móveis do mundo a uma rede de fundações e companhias controladoras.

Veja também

Os herdeiros de Kamprad não terão controle direto da empresa. Eles ficarão com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma coleção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de varejo de propriedade da família que tinha um total de cerca de US$ 10 bilhões em ativos em 2016. A maioria das lojas da Ikea pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de “apoiar a inovação” no design, segundo seu estatuto de fundação.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, ficará fora do controle direto da família.

Apoio à inovação

Os logotipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controle final da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter Ikea, é a franqueadora global da Ikea.

“A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por pelo menos dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros”, escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, em 29 de janeiro. “Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria.”

Apesar de ser chamada de fundação, a missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da Ikea Foundation. A fundação é dona de si mesma, por isso nenhum membro da família Kamprad possui ações.

Essa estrutura foi projetada para garantir que a Ikea, na forma atual, dure por muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em trusts afirmam que a configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controle após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad em reconhecimento a seu papel de fundador com controle sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava “interessado em dinheiro”, disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. “Isso fica claro pela forma como ele estruturou a propriedade.”

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosIkea

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame