Negócios

Nike não vende peças da seleção feminina dos EUA para homens

Seleção Feminina de Futebol do país já venceu duas Copas do Mundo e tem duas estrelas no uniforme, enquanto a masculina não tem nenhuma


	Nike: empresa é acusada de sexismo por não oferecer camisas da Seleção feminina para homens
 (Getty Images/Getty Images)

Nike: empresa é acusada de sexismo por não oferecer camisas da Seleção feminina para homens (Getty Images/Getty Images)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 13h21.

São Paulo - Nos Estados Unidos, a Nike não vende camisetas da Seleção Feminina de Futebol para homens - e vice-versa. A informação é da Bloomberg Businessweek.

O motivo é simples, mas polêmico: o time feminino que representa o país já ganhou duas Copas do Mundo e, portanto, tem duas estrelas bordadas no uniforme, enquanto o time masculino não tem nenhuma.

Fora esse "detalhe", o design das vestimentas é idêntico e, para evitar confusão, a empresa optou por oferecer a camiseta da Seleção masculina só para homens e a da feminina só para mulheres.

A decisão, porém, não agradou alguns torcedores. Durante um chat no site Men in Blazers, que trata sobre futebol, foi discutida a queixa de um consumidor que tentou comprar um uniforme da seleção feminina, mas não conseguiu.

Segundo a Bloomberg Businesweek, na ocasião, Roger Bennett, um dos comandantes do site, disse: "Nike, é um apelo nosso pra vocês: não seja sexista. Nos deixe apoiar nossas mulheres sem perder a dignidade".

À publicação, um porta-voz da Nike confirmou a decisão da empresa e disse que ela foi tomada por conta do receio de que adicionar estrelas às camisetas para homens pudesse ser interpretado como um falso crédito à Seleção masculina: o de ter vencido duas Copas do Mundo.

Ele também afirmou que a companhia raramente recebeu reclamações sobre a questão e que a empresa ofereceria os uniformes do time feminino ao público masculino caso o design da camiseta das duas seleções não fosse igual.

Assim como a Nike, a Adidas também não ofereceria réplicas de uniformes da Seleção Feminina de Basquete para homens, apesar de as regatas sem mangas serem unissex. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEsportesEstados Unidos (EUA)Futebolgestao-de-negociosMachismoNikePaíses ricos

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise