Exame Logo

Toshiba fecha compra da Westinghouse por US$ 5,4 bilhões

Aquisição integra planos da companhia japonesa de triplicar sua participação no mercado de energia nuclear

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

A Toshiba anunciou, nesta segunda-feira (6/2), que chegou a um acordo final para comprar a Westinghouse e a BNFL USA da British Nuclear Fuels (BNFL). O valor total do negócio é de 5,4 bilhões de dólares (aproximadamente 621 bilhões de ienes) e envolverá a aquisição de todo o controle das empresas. Posteriormente, a empresa japonesa espera atrair novos parceiros, vendendo parte de suas ações e ficando com 51% do capital da Westinghouse. A medida pretende mitigar a oposição de políticos e especialistas americanos à ausência de grupos locais no quadro societário da Westinghouse.

Em comunicado à imprensa, a Toshiba afirma que as novas controladas "aumentarão substancialmente a escala de negócios na área nuclear, posicionando a companhia como um competidor global". Especializada no desenvolvimento e instalação de usinas nucleares, a Westinghouse permitirá à Toshiba tornar-se competitiva num mercado cuja demanda deve crescer nos próximos anos. A necessidade de energia para impulsionar as economias dos Estados Unidos, Europa e Ásia deve estimular o consumo de energia nuclear. Segundo estimativas da Toshiba, a demanda global por esta matriz energética deverá ser 50% maior que o nível atual, em 2020.

Veja também

Os planos da Toshiba são de avançar mais que o crescimento vegetativo desse mercado. Combinando os negócios que já mantém no setor com os adquiridos via Westinghouse, a companhia japonesa espera que sua divisão de energia nuclear triplique até 2015.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame