Negócios

Bill Ford duvida que possa resgatar montadora, diz <EM>Fortune</EM>

Pessoas próximas o descrevem comodistraído, evitando decisões operacionais e sem disposição para tomar medidas duras que redimensionem a corporação, afirma a revista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Ford precisa de ajuda imediata para enxugar as operações, calibrando-as ao tamanho que detém hoje no mercado americano: 18,8% ante 26,4% há dez anos. O prejuízo antes de impostos nos Estados Unidos supera os 900 milhões de dólares, apenas no segundo trimestre. A companhia já avisou que vai cortar ao menos 2 750 empregos em 2005, mas há avaliações apontando que 30% da força de trabalho pode ser eliminada o que significa 10 500 postos de trabalho.

Reportagem da edição mais recente da revista Fortune afirma que a montadora tem sido lenta em tornar públicos os detalhes da reestruturação, que deverá provavelmente incluir o fechamento de diversas unidades.

Em meio à crise, a Fortune afirma que o próprio presidente executivo e do conselho de administração da montadora, Bill Ford, 48 anos de idade, aparentemente questiona sua capacidade de resgatar a montadora. "Pessoas próximas o descrevem como distraído, evitando decisões operacionais e sem disposição para tomar medidas duras que redimensionem a coporação", diz a revista. "Como cresceu pensando na Ford como parte da família, ele tem dificuldade para ordenar cortes de pessoal e demitir executivos amigos."

A publicação também afirma que os convites feitos por Bill Ford a Carlos Ghosn, CEO da Nissan e da Renault, e a Dieter Zetsche, presidente do conselho da DaimlerChrysler, foram "apenas" para ocupar o posto de número 2 da Ford. "Não se estranha, portanto, que ambos dois dos mais brilhantes executivos da indústria automotiva mundial tenham declinado."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame