Negócios

Mitsubishi volta a registrar lucro e anuncia acordo com PSA

Tóquio - A montadora japonesa Mitsubishi Motors anunciou nesta terça-feira que voltou a ter lucro no exercício 2009-2010, encerrado em março, assim como um novo projeto de cooperação com a francesa PSA Peugeot Citroën para o desenvolvimento de um modelo esportivo. A Mitsubishi Motors, quarta maior montadora nipônica, fechou o ano fiscal 2009-2010 com um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Tóquio - A montadora japonesa Mitsubishi Motors anunciou nesta terça-feira que voltou a ter lucro no exercício 2009-2010, encerrado em março, assim como um novo projeto de cooperação com a francesa PSA Peugeot Citroën para o desenvolvimento de um modelo esportivo.

A Mitsubishi Motors, quarta maior montadora nipônica, fechou o ano fiscal 2009-2010 com um lucro líquido de 4,75 bilhões de ienes (50 milhões de dólares), um bom resultado na comparação com o prejuízo líquido de 54,88 bilhões de ienes do exercício anterior.

Em um comunicado, o grupo celebrou o fato de ter "alcançado a meta de voltar a ter lucro líquido".

O grupo vendeu 960.000 automóveis em todo o mundo em 2009-2010, 10% a menos que no período anterior. As vendas permaneceram estáveis no Japão e subiram levemente no restante da Ásia, mas desabaram 36% nos Estados Unidos e 38% na Europa.

Entre as prioridades para o próximo ano, a Mitsubishi quer intensificar as pesquisas de tecnologia ecológica e veículos de baixo consumo de energia, além de dar prosseguimento à cooperação com outros grupos.

Como parte da estratégia, a Mitsubishi Motors anunciou um acordo com o grupo francês PSA Peugeot Citroën para lançar na Europa, a partir de 2012, um veículo utilitário esportivo compacto, disponível também na versão 4x4.

O modelo será baseado no RVR da montadora nipônica, que será adaptado para as marcas Peugeot e Citroën, e equipado com um motor diesel 1.6 HDi da PSA. A produção anual de 50.000 unidades por ano.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisÁsiaAutoindústriaIndústriaIndústrias em geralJapãoJoint-venturesPaíses ricos

Mais de Negócios

Atenção, Faria Limers: startup russa investe R$ 50 milhões para trazer patinetes de volta a SP

Esse empresário falido ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Modernização de fábricas e autoprodução de energia: Unipar apresenta seus avanços em ESG

Startup catarinense contrata executivo da Faria Lima para crescer no banking as a service