Noma, "melhor restaurante do mundo", fará reembolso por comida contaminada (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2013 às 07h45.
O restaurante dinamarquês eleito o "melhor do mundo" anunciou neste sábado que reembolsará cerca de sessenta fregueses que ficaram doentes depois de terem jantado no local em fevereiro.
O restaurante Noma, de Copenhague, indicou em um comunicado que testes haviam permitido estabelecer como responsável pelos vômitos e diarreias de seus clientes um norovírus, causa frequente de gastroenterites virais, trazido pelos funcionários.
Após essas análises, "os clientes foram informados e foi oferecido a eles um novo jantar ou o reembolso", indicou a direção.
"Muitos clientes já aceitaram voltar ao Noma", comemorou.
É preciso pagar 1.500 coroas, cerca de 200 euros, por uma refeição (fora bebidas) neste estabelecimento, considerado o melhor da gastronomia mundial em 2010, 2011 e 2012 pela revista britânica Restaurant.
As autoridades sanitárias dinamarquesas haviam revelado na sexta-feira que 63 pessoas tinham sofrido intoxicação alimentar depois de terem jantado no Noma entre 12 e 16 de fevereiro.
O Noma explicou que havia desinfectado suas cozinhas tarde demais devido a um problema de comunicação interna.
"O Noma recebeu o primeiro e-mail, em dinamarquês, de um cliente dinamarquês no dia 14 de fevereiro. Esse e-mail foi recebido por um funcionário que não falava dinamarquês, que o transmitiu para o gerente do restaurante na sexta-feira, 15 de fevereiro". O gerente deixou o serviço no final de semana "sem acessar suas mensagens".