McDonald's: no Japão, empresa estima peder 45 bilhões de ienes em vendas (Yuriko Nakao/Bloomberg)
Luísa Melo
Publicado em 7 de outubro de 2014 às 18h02.
São Paulo - O McDonald's anunciou nesta terça-feira que irá registrar prejuízo no Japão em 2014, após 11 anos de resultados positivos.
Segundo o The Wall Street Journal, a perda estimada em 17 bilhões de ienes (157 milhões de dólares) foi causada pela diminuição das vendas e o aumento das despesas da companhia no país após escândalo envolvendo um de seus fornecedores.
A fábrica Husi Food, da China, teria misturado carne de frango estragada à carne fresca vendida ao McDonald's do Japão. A crise veio à tona em julho, quando a filial japonesa da rede de fast food chegou a suspender a importação e a venda de frango e derivados de origem chinesa.
Números
No ano passado o McDonald's japonês registrou um lucro líquido de 5,14 bilhões de ienes e a previsão para 2014 era de ganhos de 6 bilhões de ienes.
De acordo com o jornal, a rede de lanchonetes calcula que o escândalo causará um declínio de 45 bilhões de ienes em vendas no país, reduzindo em 11,6 bilhões o seu lucro atual.
A empresa também precisou apoiar financeiramente donos de franquias e investir em gestão da qualidade e divulgação de informações. Essas medidas, no total, provocaram uma redução de 10,4 bilhões em sua margem de lucro.
Em agosto, o McDonald's já havia anunciado uma queda de 3,7% em suas vendas globais, também um reflexo do problema.