EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2010 às 08h28.
Londres - O HSBC, maior banco da Europa, afirmou nesta sexta-feira que o lucro acumulado no ano está "bem acima" do patamar de 2009, com as perdas com crédito afetando menos do que em qualquer momento desde o início da crise de crédito em 2007.
O banco afirmou que despesas com empréstimos no terceiro trimestre recuaram ao menor nível trimestral desde o início de 2007.
O banco disse em uma melhora nos Estados Unidos, onde a aquisição de uma concessora de empréstimos de alto risco causou a maior parte das perdas do grupo durante a crise financeira, foi responsável pela maior parte da redução na inadimplência.
"Eu achei um pouco sem brilho. O faturamento global do grupo recuou, a lucratividade não foi boa na Europa, na América do Norte houve redução no balanço e ainda há perdas", disse um analista que preferiu não ser identificado.
"Eles deixaram de falar sobre continuidade na liderança do mercado em Hong Kong. O que é um choque. Eles têm sido o líder do mercado há 150 anos."
O banco não reporta resultado trimestral completo. A instituição obteve um lucro antes de impostos de 11,1 bilhões de dólares para os primeiros seis meses do ano, mais que o dobro do registrado um ano antes.