Lucro da EDP Brasil salta 317% no 3° trimestre
O resultado foi principalmente devido a um melhor resultado financeiro decorrente da forte posição de caixa da companhia, segundo comunicado
Reuters
Publicado em 31 de outubro de 2016 às 20h59.
São Paulo - A elétrica EDP Energias do Brasil fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de 230,8 milhões de reais, alta de 317,2 por cento ante o mesmo período de 2015, principalmente devido a um melhor resultado financeiro decorrente da forte posição de caixa da companhia, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira.
A empresa, que atua em geração e distribuição de eletricidade, apresentou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 625,8 milhões de reais no trimestre, com avanço de 6,6 por cento na comparação anual.
A receita operacional líquida da companhia teve retração de 1,6 por cento, para 2,38 bilhões de reais, principalmente devido à queda no volume de energia comercializada pelo grupo.
Na área de geração, a energia negociada caiu 3,8 por cento na comparação anual.
Já na distribuição, a subsidiária EDP Bandeirante teve alta de 1,2 por cento na energia comercializada, mais do que compensada por uma retração de 13,1 por cento na EDP Escelsa.
Os resultados, no entanto, foram compensados por uma alta de 77,6 por cento na receita financeira, que somou 132,1 milhões de reais no trimestre.
Segundo a EDP Brasil, houve um aumento de 59,7 milhões na receita financeira apenas devido a aplicações realizadas com o maior saldo de caixa da companhia no período.
A elétrica contabilizou caixa e equivalentes consolidados de 2,477 bilhões de reais no final de setembro.
O saldo teve alta de 1,3 bilhão em relação ao final de 2015, decorrente de um aumento de capital de 1,5 bilhão de reais realizado pela companhia.