Negócios

Lucro da Caterpillar tem alta, mas perspectiva do ano piora

Ainda assim a companhia manteve a projeção de vendas para o ano e elevou ligeiramente a previsão de lucro por ação em 2015


	Tratores da Caterpillar: analistas haviam previsto lucro de 1,35 dólar por ação para o trimestre
 (Daniel Acker/Bloomberg)

Tratores da Caterpillar: analistas haviam previsto lucro de 1,35 dólar por ação para o trimestre (Daniel Acker/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2015 às 11h49.

Chicago - A Caterpillar divulgou nesta quinta-feira um lucro melhor que o esperado apesar da queda nas vendas e deu uma perspectiva mais sóbria para o resto de 2015 com base no dólar forte, preços mais baixos de petróleo e tensões geopolíicas.

Ainda assim a companhia manteve a projeção de vendas para o ano e elevou ligeiramente a previsão de lucro por ação em 2015.

A Caterpillar disse que a força do dólar reduziu o custo de bens importados no primeiro trimestre, especialmente do Japão, e poderia pesar sobre os resultados até o final do ano. A companhia também informou um ganho antes de impostos de 120 milhões de dólares com a venda de um negócio de logística de terceiros.

A maior fabricante de equipamentos para mineração e construção disse esperar que as vendas e o lucro nos três trimestres remanescentes do ano sejam menores do que no primeiro trimestre.

A Caterpillar teve lucro líquido de 1,11 bilhão de dólares ou 1,81 dólar por ação, alta de 20 por cento ante 922 milhões de dólares, ou 1,44 dólar por papel um ano antes. Excluindo custos de reestruturação, o lucro por ação totalizou 1,86 dólar.

Analistas haviam previsto lucro de 1,35 dólar por ação para o trimestre, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O lucro acima das expectativas veio apesar de uma queda de 4 por cento nas vendas para 12,7 bilhões de dólares, ante 13,24 bilhões de dólares um ano antes.

Acompanhe tudo sobre:CaterpillarEmpresasEmpresas americanasEnergiaPetróleoVendas

Mais de Negócios

COP29: Lojas Renner S.A. apresenta caminhos para uma moda mais sustentável em conferência da ONU

Ele quase devolveu o dinheiro aos investidores, mas conseguiu criar um negócio que vale US$ 100 mi

Com chocolate artesanal amazônico, empreendedora cria rede de empoderamento feminino

Na maior Black Friday da Casas Bahia, R$ 1 bilhão em crédito para o cliente