Negócios

Esta é a sua última matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Livrarias perdem mais espaço, segundo pesquisa da GFK

Ritmo de queda do mercado editorial está em desaceleração; isso não quer dizer, porém, que livrarias já consigam ver a luz no fim do túnel

Livrarias: até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento (Nicolò Campo / Contributor/Getty Images)

Livrarias: até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento (Nicolò Campo / Contributor/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de maio de 2019 às 09h23.

São Paulo - Segundo levantamento feito pela GFK para a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o ritmo de queda do mercado editorial está em desaceleração. Isso não quer dizer, porém, que as livrarias já consigam ver a luz no fim do túnel.

No acumulado do ano, até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento. O preço médio do livro cresceu 4,3% no período. A pesquisa, que será apresentada pela ANL na segunda-feira, 27, revela ainda que as livrarias estão perdendo espaço - a venda de livros neste canal caiu 21% em faturamento, enquanto a venda em outros canais cresceu 19,2%.

Costuma-se de dizer que em tempos de crise - não do mercado editorial exatamente - os livros de autoajuda têm um melhor desempenho, e o levantamento confirma isso. Livros de administração e de economia também estão vendendo bem.

Acompanhe tudo sobre:LivrariasLivros

Mais de Negócios

Documentário “Moldados como Aço” traz a trajetória centenária da Gerdau

Eles faturam milhões ao cortar um dos maiores gastos das empresas brasileiras

Ela gastou 'quase tudo' em bolsas de luxo – mas fez disso um negócio que rende US$ 9 milhões

Ele vendeu sua empresa para a Adobe – mas começou cheio de dívidas e só com US$ 17 mil