Negócios

JBS compra Moy Park, da Marfrig, por US$1,5 bi, diz fonte

A JBS, que tem expandido suas operações no exterior desde 2007, pode assumir dívida da Moy Park como parte do acordo

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2015 às 16h36.

São Paulo - A JBS, maior produtora de carnes do mundo, fechou a compra da Moy Park, unidade de carne de frango e alimentos processados da Marfrig na Europa, por 1,5 bilhão de dólares, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

A JBS, que tem expandido suas operações no exterior desde 2007, assumirá dívida da Moy Park como parte do acordo, segundo a fonte, que pediu para permanecer no anonimato uma vez que os termos do negócio são privados.

A transação poderá ser anunciada oficialmente ainda na tarde deste domingo, segundo a fonte.

Procurada, a JBS não comentou a informação, publicada inicialmente pela versão online da Revista Veja.

O negócio segue a estratégia da JBS de crescer em alimentos processados. Além disso, dará à empresa uma maior atuação na Europa.

A JBS tem apenas uma pequena operação na Itália, atualmente, onde fabrica bresaola, um embutido típido do país.

A Moy Park é uma das principais empresas de alimentos prontos da Europa, com unidades de processamento de aves na Inglaterra e na Irlanda do Norte. Também possui plantas na França e Holanda.

No primeiro trimestre deste ano, a receita líquida da Moy Park atingiu 1,543 bilhão de reais, ou 26 por cento do total da Marfrig.

Este não seria o primeiro acordo entre a JBS e Marfrig. Há alguns anos, a empresa controlada pela família Batista concordou em comprar a unidade de processados Seara, da Marfrig, em um movimento que aumentou de forma considerável a participação de mercado da empresa.

Anteriormente, a Marfrig havia manifestado a intenção de realizar uma Oferta Pública Inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de uma fatia minoritária da unidade Moy Park, no segundo semestre deste ano. O objetivo seria melhorar a estrutura da capital da companhia. A dívida líquida da Marfrig ao final do primeiro trimestre ficou em 10,7 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Alimentos processadosCarnes e derivadosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesJBSMarfrig

Mais de Negócios

Dá para contar nos dedinhos? Qual é a fortuna da Eliana, a nova apresentadora da Globo

Protagonismo do Brasil no G20: o impacto na vida e carreira das mulheres. Assista ao vivo

A estratégia da Amazon para se blindar da Shein e da Temu: um site só de preços baixos

Tecnologia é aliada para reduzir gastos de frotas com combustível, diz Geotab

Mais na Exame