Negócios

Itaú Unibanco estima fim da migração em 2012

Banco já investiu 700 milhões de reais neste ano na migração de contas e agências

Itaú: despesas com a migração foram de 406 milhões de reais no trimestre  (RÉGIS FILHO/VOCÊ S/A)

Itaú: despesas com a migração foram de 406 milhões de reais no trimestre (RÉGIS FILHO/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2010 às 14h13.

São Paulo - O Itaú Unibanco comemora hoje (03/10) dois anos de fusão. O aniversário é marcado pela mudança das agências e contas Unibanco para a marca Itaú - concluída em 24 de outubro -, mas ainda faltam procedimentos internos para que o banco encerre totalmente a migração.

O banco estima encerrar todos os trabalhos de migração até 2012, afirmou Rogério Calderón, diretor de controladoria corporativa e relações com investidores, em teleconferência sobre os resultados do banco no terceiro trimestre. Para o cliente, a migração já foi concluída, mas o banco ainda precisa finalizar a migração do histórico de transações da plataforma tecnológica atual para uma plataforma única. Esse procedimento é "invisível" para os clientes, segundo o banco.

No trimestre, o banco contabilizou 406 milhões de reais em despesas com a migração dos pontos de atendimento. Durante o ano, o valor foi de 700 milhões de reais - além de uma provisão de 500 milhões, que eleva o valor da migração para mais de um bilhão de reais.

O banco não anunciou valores de sinergias em decorrência da união, mas Calderón exemplificou que, antes da fusão, os dois bancos juntos tinham despesas da ordem de 30 bilhões de reais, e as despesas atuais devem fechar em torno dos mesmos 30 bilhões - que deveriam ter ido para cerca de 33 bilhões de reais, segundo Calderón. "Tinhamos um banco que gastava 30 bilhões em despesas anualmente, passaram-se dois anos e nós temos a mesma despesa, tendo absorvido toda a migração", disse o diretor.

Crescimento orgânico

O ritmo normal de abertura de agências do banco é da ordem de 120 a 150 por ano. Em 2010, o ritmo foi impactado pela migração de agências, segundo o executivo. O banco possui 110 pontos identificados para abertura de agências, sendo que 60 serão inauguradas em 2010, e há cerca de 60 a 80 em obras, que devem ser abertas no próximo ano.

No total, 998 agências e 245 postos de atendimento bancário do Unibanco foram totalmente reformados e integrados aos 3.900 pontos do Itaú, criando assim uma rede de aproximadamente 5.000 unidades Itaú. "O momento atual é de foco no desenvolvimento de uma cultura organizacional muito forte", disse Calderón.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasItaúItaúsaLucrosetor-financeiro

Mais de Negócios

Esta empreendedora superou todo tipo de desafio para conquistar um grande cliente

Bezos investe em startup que quer criar ‘cérebro’ para robôs

Os criadores do código de barras querem investir em startups brasileiras de olho no futuro do varejo

Marca de cosméticos naturais Laces aposta em 'ecossistema' para chegar a 600 salões e R$ 300 milhões