Intel vai comprar 15% de empresa de mapeamento digital HERE
A Intel e a HERE afirmaram em comunicado que também assinaram um acordo para colaborar na pesquisa e desenvolvimento de atualizações em tempo real
Reuters
Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 17h59.
Frankfurt- A fabricante de chips Intel vai assumir uma participação de 15 por cento na empresa alemã de mapeamento digital HERE, informou a companhia norte-americana nesta terça-feira, enquanto busca estabelecer sua presença na tecnologia de condução automatizada.
Um documento enviado ao escritório alemão de defesa da concorrência nesta terça-feira mostrou que a Intel pediu aval para comprar uma participação na empresa, que é controlada pelas montadoras alemãs Daimler, BMW e Volkswagen.
A Intel e a HERE afirmaram em comunicado que também assinaram um acordo para colaborar na pesquisa e desenvolvimento de atualizações em tempo real de mapas de alta definição (HD) para condução altamente automatizada.
A Intel não divulgou quanto vai pagar pela participação, mas disse que a transação deve ser concluída no primeiro trimestre.
O negócio destaca uma mudança na dinâmica de pesquisa e desenvolvimento na indústria automobilística, que até recentemente viu montadoras em grande parte ditando como os fornecedores deveria fabricar suas tecnologias proprietárias em volumes e preços especificos.
Agora, os fabricantes de automóveis estão cada vez mais fechando parcerias com empresas de tecnologia que usam padrões de tecnologia aberta, buscando aproveitar sua expertise em áreas como a aprendizagem de máquinas e mapeamento, enquanto competem com empresas do Vale do Silício, como Google, Tesla e Apple para desenvolver veículos sem condutores.
No mês passado, duas empresas chinesas e o fundo de capital soberano de Cingapura GIC anunciaram acordo para comprar uma fatia de 10 por cento na HERE e, em julho, a BMW se uniu à Intel e à Mobileye para desenvolver carros com direção autônoma até 2021.
A BMW, Daimler e Volkswagen compraram a HERE por 2,8 bilhões de euros em 2015 da fabricante de dispositivos móveis Nokia, da Finlândia.