Exame Logo

Intel planeja investir US$5 bi em fábrica de chips em Israel

Trabalho na expansão deve começar este ano e ser concluído em 2020 e fabricante planeja melhorar a unidade para uma tecnologia de 10 nanômetros

Intel: a empresa recebeu garantia estatal equivalente a 5 por cento dos 6 bilhões de dólares que investiu na atualização da fábrica em 2014 (Justin Sullivan/Getty Images)
R

Reuters

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 18h31.

Jerusalém - A Intel planeja investir 5 bilhões de dólares para expandir produção em Kiryat Gat, no sul de Israel, disse nesta quarta-feira o ministro da Economia israelense, Eli Cohen, após conversas com a fabricante norte-americana de chips.

O trabalho na expansão da unidade deve começar este ano e ser concluído em 2020, disse o ministro em um comunicado. Um porta-voz da Intel não comentou o assunto.

Veja também

A fabricante norte-americana de semicondutores disse que planeja melhorar a unidade para uma tecnologia de 10 nanômetros, ante 22 nanômetros.

A Intel recebeu uma garantia estatal equivalente a 5 por cento dos 6 bilhões de dólares que investiu na atualização da fábrica em 2014, quando também obteve incentivo fiscal por 10 anos.

A Intel deve receber um novo benefício de até 10 por cento sobre os 5 bilhões que serão usados na nova expansão. Uma porta-voz do ministério israelense disse que o valor exato dependeria das propostas finais da Intel.

As exportações da Intel em Israel subiram para 3,6 bilhões de dólares em 2017, ante 3,3 bilhões em 2016, impulsionadas pelo lançamento de uma nova geração de processadores. A Intel investiu 17 bilhões de dólares em Israel desde 1974 e empresa emprega mais de 10 mil pessoas, 60 por cento delas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

No ano passado, a Intel comprou a empresa israelense de tecnologia para veículos autônomos Mobileye por 15,3 bilhões de dólares.

 

Acompanhe tudo sobre:ChipsEmpresasIntel

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame