Negócios

Inscrições para o ranking de empreendedorismo vão até o dia 31/10

As inscrições para participar do Ranking do Empreendedorismo EXAME foram prorrogadas até o dia 31 de outubro. O ranking quer identificar o clima de empreendedorismo dentro da corporação. As inscrições estão abertas no Portal EXAME. A pesquisa estará a cargo do recém-cria do Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo (Ibie), com apoio do Núcleo de Computação Eletrônica […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

As inscrições para participar do Ranking do Empreendedorismo EXAME foram prorrogadas até o dia 31 de outubro. O ranking quer identificar o clima de empreendedorismo dentro da corporação. As inscrições estão abertas no Portal EXAME. A pesquisa estará a cargo do recém-cria do Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo (Ibie), com apoio do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e metodologia da consultoria americana Pinchot & Company. O resultado, com as 30 empresas mais inovadoras e empreendedoras do Brasil, será divulgado em 2004.

"A inovação rápida e eficiente é a fonte fundamental da vantagem competitiva duradoura no século 21", diz o consultor Gifford Pinchot, da Pinchot & Company. Ele cunhou, em 1978, o termo intrapreneur, que significa empreendedor (entrepreneur) interno, e desde a década de 80 já realizou programas de empreendedorismo para metade das 100 maiores empresas dos Estados Unidos. "Em todos os níveis da organização, os líderes têm de trabalhar para criar condições que tragam inovação", diz Pinchot, em seu mais recente livro, Intrapreneuring in Action.

As empresas que se inscreverem para participar do ranking terão alguns funcionários sorteados para responder a um questionário. Nas mais bem colocadas, pesquisadores farão um seminário e entrevistarão a diretoria. De acordo com a metodologia de Pinchot, serão medidos 19 itens, desde a capacidade da empresa para transmitir valores e estratégias aos funcionários até a tolerância a erros, da preocupação com o futuro ao nível de coesão interna (veja a lista completa no site). "Quem se inscrever, além de concorrer, pode se beneficiar de uma consultoria prática de empreendedorismo", diz Alexandre Souza, um dos sócios do Ibie.

Clique aqui para saber mais sobre as inscrições

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

21 franquias baratas a partir de R$ 3.000 para começar a empreender antes do Natal

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário