Negócios

Inco recomenda a acionistas aceitar proposta da Vale

Se efetivado, negócio transformará a brasileira na maior produtora de níquel do mundo e uma das três maiores mineradoras diversificadas do planeta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Conselho de Administração da Inco divulgou neste domingo (24/9) um comunicado no qual aconselha seus acionistas a aceitar a proposta de compra feita pela Companhia Vale do Rio Doce. "Estamos satisfeitos, pois a oferta de 86 dólares canadenses representa um atrativo valor para nossos acionistas", disse o presidente da Inco Scott Hand, em nota.

O valor total do negócio pode alcançar 19,9 bilhões de dólares canadenses, o equivalente a cerca de 17,7 bilhões de dólares americanos. A oferta tem validade até o próximo dia 28, a menos que seja revisto o prazo para resposta da Inco.

Desde maio, quando se iniciaram as negociações para venda da mineradora canadense, seis companhias apresentaram proposta de compra. "Nós acreditamos que este processo trouxe resultado muito positivo aos acionistas da Inco e recomendamos que eles aceitem a oferta da Vale", afirmou Hand.

A proposta da companhia brasileira foi feita no dia 11 de agosto. Na ocasião, a Vale competia com outras duas empresas: a canadense Teck Cominco e a americana Phelps Dodge. No final do mês passado, a Teck Cominco desistiu do negócio alegando dificuldades para captação dos recursos a serem empregados na compra e, no último dia 5, a Inco desfez o acordo que mantinha com a Phelps Dodge no qual recomendava aos acionistas optar pela oferta da americana a menos que a brasileira oferecesse condições mais atraentes. Com isso, a Vale tornou-se a única interessada na aquisição da mineradora canadense.

Caso o negócio seja concretizado, a Vale se tornará a maior produtora de níquel do mundo e uma das três maiores mineradoras diversificadas do planeta. "Assumindo que a Vale terá sucesso na aquisição, vamos apoiá-la para assegurar uma integração tranqüila e uma bem-sucedida transição para a criação da nova líder mundial em mineração e metais", disse o presidente da Inco.

"Satisfeito"

Em nota ao mercado, a Vale afirmou estar "satisfeita" com a decisão do conselho de administração da Inco. A mineradora informou, porém, que a conclusão do negócio ainda depende da obtenção de vários pareceres regulatórios no Canadá e na Europa.

A companhia decidiu também prorrogar a data de encerramento da oferta aos acionistas da Inco, passando do dia 28 de setembro para 16 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA

Esta fintech chamou atenção do ex-CFO do Nubank oferecendo “Pix internacional” para empresas

Com fones de ouvido de trigo, esta empresa de Curitiba planeja faturar R$ 10 milhões