Negócios

Inco decide negociar com a Vale um aumento da oferta

Mineradora canadense recomenda a acionistas aceitar proposta da americana Phelps Dodge a menos que haja uma oferta superior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A canadense Inco anunciou nesta terça-feira (15/8) que irá negociar com a Companhia Vale do Rio Doce a proposta de compra realizada pela brasileira na última sexta-feira (11/8). A expectativa da administração da Inco é que a Vale aumente a oferta. Com isso, estaria apta a ignorar o protocolo de intenções já assinado com a americana Phelps Dodge, que prevê a venda de todas as ações da Inco. Em nota, a Inco informa que aceita a proposta da Phelps Dodge, "a menos que haja uma oferta superior". 

A proposta feita pela Vale não foi considerada superior pelo conselho de administração. A  mineradora brasileira propôs a compra de 100% das ações ordinárias da Inco num negócio que pode chegar a 17,768 bilhões de dólares. A empresa brasileira ofereceu 86 dólares canadenses por ação da Inco, com pagamento em dinheiro e à vista. Além de competir com a Phelps Dodge, a Vale disputa a  canadense com  Teck Cominco.   

Batalha corporativa

A Inco, segunda maior produtora mundial de níquel, está no centro de uma complicada batalha corporativa. Em outubro, a mineradora canadense lançou uma oferta para comprar sua conterrânea e rival Falconbridge. O movimento desencadeou uma reação em série. Logo depois, a Teck Cominco apresentou uma proposta de compra da Inco. A Xstrata também lançou uma oferta pela Falconbridge. Em julho deste ano, a Phelps Dodge entrou na disputa com um lance ousado   propôs a compra das duas mineradoras: a Inco - concorrendo com a Teck Cominco -, e a Falconbridge, numa disputa com a Xstrata. Até o momento, o acordo com a Phelps Dodge é o que mais agrada aos acionistas das duas companhias.

A oferta inicial da Phelps Dodge combinava pagamento em dinheiro e troca de ações. A mineradora propunha pagar 86,08 dólares canadenses por ação da Inco. Do total, apenas 20,25 dólares seriam pagos em dinheiro. O restante seria trocado por ações da Phelps Dodge. No início de agosto, a empresa cogitou elevar a parcela em dinheiro para mais de 50 dólares canadenses, a fim de tornar a operação mais atraente. O negócio atingiria um total de 5,96 bilhões de dólares americanos, de acordo com The Wall Street Journal.

Durante o anúncio da oferta, na última sexta-feira, a Vale ressaltou   que a principal vantagem de sua proposta  em relação às das concorrentes   é que toda a soma será paga, à vista e em dinheiro, aos acionistas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

21 franquias baratas a partir de R$ 3.000 para começar a empreender antes do Natal

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário