Negócios

Iata prevê forte recuperação de cias aéreas este ano

A Iata vê as aéreas registrando um lucro líquido combinado de 8,9 bilhões de dólares, mais de três vezes a previsão anterior

Aéreas devem registrar um forte crescimento nos lucros no final deste ano (.)

Aéreas devem registrar um forte crescimento nos lucros no final deste ano (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Cingapura - As companhias aéreas globais devem apresentar forte alta no lucro em 2010 em relação à expectativa anterior do setor, afirmou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), nesta terça-feira.

A Iata vê a indústria registrando um lucro líquido combinado de 8,9 bilhões de dólares, mais de três vezes a previsão anterior de 2,5 bilhões feita em junho, e comparado a uma estimativa de 10 bilhões de dólares em prejuízo em 2009.

"É uma melhora significativa, muito maior do que a previsão", disse o diretor-executivo da Iata, Giovanni Bisignani, a jornalistas em Cingapura. "Mas eu diria que não é hora de uma grande comemoração."

A Iata alertou que o aumento da capacidade devido a novas entregas de aeronaves em 2011 levará a um crescimento mais lento para a indústria e pressionará preços de tarifas e taxas de ocupação de aeronaves, resultando em um lucro líquido total de 5,3 bilhões de dólares no ano que vem.

A Iata afirma que as empresas da região Ásia-Pacífico serão as mais beneficiadas por uma recuperação nas receias de carga. A entidade revisou ainda a previsão de lucro para a região de 2,2 bilhões de dólares para 5,2 bilhões de dólares.

É a segunda revisão de lucro global feita pela Iata, que há seis meses estimava um prejuízo de 2,8 bilhões de dólares em 2010 para o setor.

Leia mais notícias sobre o setor de aviação

 

Acompanhe as notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLucroSetor de transporte

Mais de Negócios

Quem quer pão e dividendos: Olivier Anquier atrai R$ 3,4 mi para abrir novas unidades do Mundo Pão

Férias de julho: 10 dicas para viajar com crianças gastando pouco

Grupo Boticário aumenta serviços de maquiagem e skincare em lojas. O objetivo: dobrar o ticket médio

A nova aposta da bilionária Indigo, de estacionamentos, no Brasil: saber tudo sobre quem estaciona

Mais na Exame