IAG e Lufthansa desistem de oferta pela portuguesa TAP
As duas empresas tinham manifestado interesse preliminar na companhia aérea de Portugal
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2012 às 18h27.
São Paulo - As companhias aéreas Lufthansa e IAG - controladora da British Airways e da espanhola Iberia - desistiram de participar do leilão da portuguesa TAP , cuja primeira rodada de ofertas foi concluída na última sexta-feira (14).
As duas empresas tinham manifestado interesse preliminar na companhia aérea de Portugal, e a desistência ressalta os desafios que o governo português enfrenta para vender a empresa em meio às difíceis condições para o setor.
O governo de Portugal precisa vender a TAP até o fim do ano, como prevê o programa de resgate do país com seus credores internacionais, mas o prazo é desafiador. A maior parte das companhias aéreas da Europa está se debatendo com operações domésticas não vantajosas que são usadas para alimentar o tráfego aéreo para destinos mais lucrativos de longa distância, onde a competição das concorrentes asiáticas vem crescendo.
Uma porta-voz da IAG informou que o interesse da companhia pela TAP diminuiu nos últimos meses. Já a Iberia vem tendo uma performance apagada em meio à grave crise bancária que a Espanha enfrenta. Em agosto, a IAG alertou que espera registrar uma pequena perda nas suas operações neste ano. A alemã Lufthansa também desistiu de fazer uma oferta pela TAP, segundo fonte familiarizada com a situação. A companhia tem dito que está concentrada em administrar seus negócios e custos atuais. As informações são da Dow Jones.