Negócios

Hypermarcas fecha venda de Assim e Mat Inset para donos do JBS

Flora ficará com as marcas Assim e Mat Inset; disputa continua em torno da marca Assolan

Produtos da Hypermarcas: empresa enxuga o portfólio (Pedro Rubens/EXAME)

Produtos da Hypermarcas: empresa enxuga o portfólio (Pedro Rubens/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2011 às 14h40.

São Paulo - A Hypermarcas fechou neste sábado a venda de marcas de higiene e limpeza para a Flora, empresa da holding J&F, dos mesmos donos do frigorífico JBS. Conforme EXAME antecipou na terça-feira, os donos do JBS levaram a linha de detergentes Assim, Sim e o inseticida Mat Inset. Segundo fontes próximas à negociação, o valor aproximado da operação foi de 150 milhões de reais.

As negociações seguem em torno da marca Assolan, considerada a principal linha de produtos da Hypermarcas. Segundo fontes próximas, a Flora leva vantagem nessa disputa em relação a concorrentes como Ceras Johnson, Química Amparo e Reckitt Benckiser. Todo o portfólio de produtos de limpeza da companhia vale em torno de 250 milhões de reais.

A venda é o primeiro passo numa reestruturação anunciada em julho, que prevê a saída da Hypermarcas dos negócios de limpeza e alimentos -- e a permanência apenas nos de medicamentos e cuidados pessoais. Com lucro líquido de 86,5 milhões de reais no primeiro semestre deste ano, 13,6% menos em relação ao mesmo período do ano passado, as ações da companhia desvalorizaram aproximadamente 60% desde janeiro -- a maior queda registrada na bolsa no período.

A empresa também negociou a venda de suas marcas de alimentos -- as principais candidatas são a americana McCormick e o grupo Bunge, num valor estimado de cerca de 300 milhões de reais. Após a conclusão do negócio, segundo fontes próximas, a Hypermarcas deverá encerrar a temporada de vendas para se concentrar apenas na reorganização e crescimento do negócio.

Procuradas, as empresas não retornaram à reportagem de EXAME.

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoCarnes e derivadosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesHypera Pharma (Hypermarcas)IndústriaIndústrias em geralJBS

Mais de Negócios

Justiça condena Ypê por assédio eleitoral ao fazer live pró-Bolsonaro em 2022

Após venda de empresa, novo bilionário britânico vai compartilhar US$ 650 milhões com funcionários

O que levou a EMS a comprar a startup Vitamine-se

No lugar do call center, IA que cobra dívidas fecha mais de R$ 54 milhões em acordos em três meses

Mais na Exame