Negócios

HSBC negocia uma joint venture de seguros na China

Fazendo uso de parcerias econômicas preferenciais entre China e Hong Kong, o banco planeja uma participação maior nesse mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O HSBC espera usar os arranjos preferenciais de Hong Kong com a China para fazer uma joint venture no setor de seguros chinês no fim do ano, disse um executivo sênior do banco, nesta terça-feira (10/10).

Segundo o diretor executivo da unidade asiática do HSBC, Peter Wong, o banco planeja fazer uso do CEPA - sigla para Closer Economic Partnership Arrangement - , uma parceria econômica assinada entre os dois países em 2003 para desenvolver um canal de vendas de seguros para a crescente classe média chinesa. " O mercado de seguros é muito grande e tem espaço suficiente para o nosso banco crescer", afirma Wong.

O CEPA fez com que os negócios de Hong Kong começassem na frente dos outros países, que ainda esperam as medidas de liberalização prometidas pela China para o final do ano, como parte do acordo para a entrada do país na Organização Mundial do Comércio (OMC).

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o banco britânico já entrou no setor de seguros da China, com a compra de 19,9% das ações do grupo chinês Ping An Insurance. Essa é a porcentagem máxima que um investidor estrangeiro pode ter no setor de seguros. O HSBC espera ter um controle maior sobre esse novo investimento para se beneficiar desse mercado que cresce com velocidade. "Usar a rota do CEPA torna as coisas mais fáceis. Sob esse acordo podemos ter uma participação de 50%", disse Wong, que se negou a dizer com quem o banco pretende fazer parceria na China.

As negociações devem ser concluídas antes do fim do ano, antes que entre em vigor o acordo da China com a OMC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame