Negócios

Gol dobra pedido de novas aeronaves para 2006

Companhia de aviação amplia reforço de novos Boeings 737-800 Nova Geração para o próximo ano de 6 para 11 aeronaves

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Gol aumentou em sua programação a quantidade de Boeings 737-800 Nova Geração a serem entregues em 2006 de seis para 11 aeronaves. Com mais uma revisão, a frota total planejada para 2006 aumenta de 49 para 54 aeronaves.

O anúncio parece demonstrar que o modelo de negócios adotado pela Gol (baixo custo, tarifa barata, ou low cost, low fare no jargão em inglês) conserva boas margens de crescimento no mercado brasileiro. "Há milhares de passageiros que desejam voar da forma mais barata possível, existe muita demanda reprimida", afirma José Alberto Baltieri, analista da corretora Fator. "Compra de aeronave e ampliação de frota é decisão estratégica e delicada. Ninguém faz isso sem cuidado e absoluta segurança de que é sustentável", diz.

Ainda que a demanda reprimida no mercado interno seja equacionada, as características do mercado, com acirrada concorrência, não dão margem para o abandono do low fare em um momento posterior, de eventual expansão de linhas internacionais (que embutem custos maiores).

Para Baltieri, nas atuais condições de competição, qualquer teste de preços pode abrir o flanco para o avanço de novos players, como WebJet e BRA.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame