Negócios

GM aceita readmitir funcionários com estabilidade

Companhia aceitou readmitir funcionários com estabilidade que estão no bloco dos recém-demitidos


	Linha de montagem da GM: montadora informou que o total de demitidos em dezembro foi de 680 trabalhadores
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Linha de montagem da GM: montadora informou que o total de demitidos em dezembro foi de 680 trabalhadores (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 17h31.

São Paulo - Após uma nova reunião com representantes dos trabalhadores, na tarde desta sexta-feira, 10, a diretoria da General Motors (GM) aceitou readmitir funcionários com estabilidade que estão no bloco dos recém-demitidos.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a montadora informou na reunião de hoje que o total de demitidos em dezembro foi de 680 trabalhadores. Esse número não era conhecido e havia desencontro de informações.

O sindicato, que pleiteia a suspensão das demissões, informou que a decisão da GM apenas cumpre a lei, já que nenhum funcionário com estabilidade pode ser dispensado. Estão entre os funcionários com estabilidade aqueles próximos de se apresentar, lesionados e as grávidas, por exemplo.

Apesar de admitir a recontratação e reconhecer que há no grupo pessoas nessa situação, a montadora não informou quantos funcionários serão readmitidos. O sindicato será o responsável por elaborar a lista dos funcionários que terão que ser readmitidos.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo, o superintendente regional do Trabalho, Luiz Antônio de Medeiros, demonstrou que a GM registrou um saldo negativo de 1.217 empregos entre janeiro 2012 e dezembro de 2013. Para o sindicato, ficou provado que a GM não está cumprindo o acordo de manter o nível de emprego e o governo tem que cobrar isso da empresa. A montadora, no entanto, tem rebatido a afirmação.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaDemissõesDesempregoEmpresasEmpresas americanasgestao-de-negociosGM – General MotorsIndústriaMontadoras

Mais de Negócios

Ele usou o dinheiro da festa de casamento para abrir um bar. Hoje, a rede fatura R$ 60 milhões

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Mais na Exame