Glencore e Sumitomo compram fatia da Rio Tinto em mina

Rio Tinto concordou em vender sua participação majoritária na terceira maior mina de carvão termal da Austrália

	Rio Tinto: venda por 1,015 bilhão de dólares faz parte do plano da Rio Tinto de se desfazer de ativos não essenciais
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)
Rio Tinto: venda por 1,015 bilhão de dólares faz parte do plano da Rio Tinto de se desfazer de ativos não essenciais (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)
D
Da RedaçãoPublicado em 25/10/2013 às 13:48.

Melbourne/Londres - A Rio Tinto concordou em vender sua participação majoritária na terceira maior mina de carvão termal da Austrália para a Glencore Xstrata e a japonesa Sumitomo Corporation por 1 bilhão de dólares, dentro de sua estratégia de se concentrar em operações maiores e principais.

A empresa colocou à venda sua fatia de 50,1 por cento na mina Clermont em Queensland no começo deste ano, mas o apetite pelo ativo era considerado fraco por especialistas, dadas as perspectivas para os preços do carvão e os altos custos na Austrália.

A venda por 1,015 bilhão de dólares faz parte do plano da Rio Tinto de se desfazer de ativos não essenciais, enquanto a terceira maior mineradora do mundo lida com dívidas de 22 bilhões de dólares e tenta cortar custos para atender à demanda de acionistas por melhores retornos.

A Rio Tinto disse nesta sexta-feira ter anunciado ou completado quase 3 bilhões de dólares em desinvestimentos neste ano.

Veja Também

Vitor Knijnik: a Era do Siliconwood
Um conteúdo Bússola
Há 2 dias • 3 min de leitura

Vitor Knijnik: a Era do Siliconwood