Jorge Gerdau: com mudanças, ele comandará o recém-criado conselho consultivo do grupo (Germano Lüders/EXAME.com)
Tatiana Vaz
Publicado em 29 de abril de 2015 às 18h27.
São Paulo – Depois do anúncio da saída de Jorge Gerdau do comando da companhia da família, a Gerdau acaba de anunciar uma nova estrutura de governança.
Na assembleia anual de acionistas, que aconteceu ontem e hoje, dia 29, ficou definido que André B. Gerdau Johannpeter, atual conselheiro e diretor-presidente da Gerdau, também assumirá a presidência do conselho da Metalúrgica.
Já Claudio Gerdau Johannpeter, atual conselheiro e vice-presidente executivo, assumirá também o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A.
As mudanças permitem que tanto a Gerdau S.A. quanto a Metalúrgica Gerdau permaneçam no Nível 1 de Governança da BM&FBovespa – uma premissa que preocupava investidores.
Experiência dividida
Os controladores do grupo já haviam afirmado que uma decisão no sentido de se manter no Nível seria tomada depois de “avaliarem manifestações de agentes de mercado”.
As ações das duas empresas caíram forte na bolsa depois do anúncio da saída de Jorge Gerdau do comando, no final de março.
Em comunicado enviado à imprensa, a companhia reitera que a mudança dará mais espaço para que o ex-presidente do grupo possa comandar, agora, o recém-criado Conselho Consultivo.
O objetivo é que ele compartilhe sua experiência de estratégia e gestão de décadas com os demais líderes do conglomerado que ele ajudou a construir.