Órama: fundos com selo ESG aumentam 200% em seis meses
A Órama lançou a chancela há pouco mais de seis meses e agora tem 12 produtos com esse aval
Gabriella Sandoval
Publicado em 27 de setembro de 2021 às 19h14.
O número de fundos com oselo ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança) criado e concedido pela plataforma de investimentos Órama no começo de 2021 para seu portfóliotriplicou seis meses após o lançamento da chancela. Hoje, são 12 os fundos com o selo.
Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama Investimentos, explica que o selo ESG dá destaque aos gestores que estão alinhados com uma agenda responsável. “Entendemos que esse compromisso pode resultar em ganhos adicionais no longo prazo”, afirma. “Nosso objetivo também é seguir estimulando outros fundos a adotarem práticas ESG, para que a lista cresça cada vez mais.”
A seleção dos fundos que recebem o selo é feita com base na avaliação de alguns critérios. É desejável que a gestora seja aderente ao PRI (Principles for Responsible Investment) e que as abordagens estejam dentro das definidas pelo GSIA (Global Sustainable Investment Alliance).
Ainda que tenha triplicado em seis meses, a quantidade de produtos com o selo ESG é baixa, levando em conta que a plataforma tem 650 fundos.
Os fundos de renda fixa com o selo ESG da Órama são:
- BB Asset Ações Equidade FIC FI
- Fama Ações FIC FIA
- JGP ESG FIC FIA
- SulAmérica Total Impacto FIA
- Trígono Delphos Income FIC FIA
- Trígono Flagship 60 Small Caps FIC FIA
- Trígono Flagship Small Caps FIC FIA
- Trígono Verbier FIA
- Trígono Power & Yield 30 FIC FIA
Além desses, existem três de crédito privado:
- Empírica Vox Impacto FIC FIM CP
- SulAmerica Crédito ESG FIRF CP LP
- CG Compass ESG Credit Selection FIC FIRF CP LP
Levantamento feito pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) a pedido da EXAME mostra que o número de fundos de ações ASG, aqueles classificados como sustentabilidade/governança, aumentaram nos últimos anos.
Em 2008, eram 27, passando para 33 em 2013 e 42 em junho de 2021. A captação líquida acumulada neste ano por esses fundos é de R$ 303, 8 milhões. Em 2020, os 38 fundos de ações ASG captaram R$ 688,5 milhões, segundo os dados da Anbima.