Negócios

Fundo faz oferta para comprar 4,9% das ações da General Motors

Se concretizada, negociação dará quase 9% dos papéis da montadora ao bilionário americano;Kirk Kerkorian

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A companhia de investimentos Tracinda, que administra as aplicações do bilionário americano Kirk Kerkorian, anunciou nesta quarta-feira (4/5) que está disposta a pagar 870 milhões de dólares por cerca de 28 milhões de ações da General Motors (GM). Se efetuado, o negócio elevará de 3,9% para 8,84% a participação de Kerkorian no capital da GM. De acordo com comunicado da Tracinda, a aquisição das ações visa apenas a aproveitar uma boa oportunidade de investimento (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre os problemas da GM).

Analistas consultados pelo americano The Wall Street Journal, porém, acreditam que o desfecho do caso ainda está longe. Para John Casesa, do banco de investimentos Merrill Lynch, a GM deverá recusar a oferta. A porta-voz da GM, Toni Simonetti, afirmou à publicação americana que a montadora não comentará a proposta. Já os representantes da Tracinda não foram localizados para dar declarações.

Segundo Casesa, o interesse da Tracinda recai sobre os ativos da GM não ligados ao negócio automotivo, como a GMAC, braço financeiro da GM. Em meados de abril, a montadora anunciou um prejuízo de 1,1 bilhão de dólares no primeiro trimestre, decorrentes da concorrência com os veículos asiáticos e da má fase que atravessam os negócios na América do Norte.

A oferta da Tracinda animou o mercado. As ações da GM subiram 18% após a divulgação da proposta e atingiram 32,78 dólares por papel na Bolsa de Nova York. Entre os outros negócios no qual investe, está a operadora de hotéis e cassinos MGM Mirage.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame