Negócios

Fundo de risco do Pactual investe no CPqD

A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) assinou ontem (10/07) um contrato de sociedade com o Fundo de Investimento Pactual Internet -- o centro brasileiro, sediado em Campinas (SP), vendeu 22,5% de participação da empresa Padtec, da qual era o único controlador. A Padtec produz sistemas e equipamentos de comunicação óptica, uma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) assinou ontem (10/07) um contrato de sociedade com o Fundo de Investimento Pactual Internet -- o centro brasileiro, sediado em Campinas (SP), vendeu 22,5% de participação da empresa Padtec, da qual era o único controlador.

A Padtec produz sistemas e equipamentos de comunicação óptica, uma tecnologia avançada utilizada em redes de comunicações construídas com fibra óptica para o transporte de dados.

Para o CPqD, a entrada do Pactual na sociedade da PadTec, que faturou 3,8 milhões de reais em 2001, significa dois avanços, segundo Helio Graciosa, presidente do centro. "Primeiro, é um sócio estratégico de risco. Segundo, irá complementar os conhecimentos tecnológicos do CPqD com a experiência do mercado, da concorrência", diz ele.

Graciosa adianta que a Padtec fechou um acordo com a OFS, empresa que produz fibra óptica e pertence à Furukawa, de comercialização conjunta de seus produtos. Com clientes em toda América Latina, a OFS irá vender num pacote só sua fibra e os sistemas da Padtec. "Na próxima semana, 20 vendedores da OFS virão ao CPqD para um treinamento técnico", afirma Graciosa.

Por enquanto, a Padtec tem como clientes grandes operadoras de telefonia nacionais, como a Embratel e a Telefônica, e empresas especializadas em comunicação de dados corporativa, como a Pégasus. "Acreditamos no potencial de crescimento desse mercado, principalmente no segmento de redes metropolitanas", afirma José Henrique de Oliveira, presidente da Padtec. Sua expectativa é que a empresa fature 20 milhões de reais em 2002.

A Padtec, que possui 35 funcionários, foi criada em 1999 como o braço industrial do CPqD, tradicionalmente uma empresa de serviços. A pequena produção industrial do centro estava concentrada nela. No ano passado, foi transformada em empresa, focada na produção de sistemas ópticos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame