Negócios

Fundo chinês compra 1/3 de usinas paulistas da Three Gorges

Usinas hidrelétricas foram recém-adquiridas pela Three Gorges no valor de 3,1 bilhões de reais

Three Gorges pagou 3,1 bilhões de reais pelas usinas da Duke Energy no Brasil em uma transação concluída na quinta-feira (.)

Three Gorges pagou 3,1 bilhões de reais pelas usinas da Duke Energy no Brasil em uma transação concluída na quinta-feira (.)

R

Reuters

Publicado em 2 de janeiro de 2017 às 11h11.

O Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai Fund) fechou a compra de uma participação em mais de 2 gigawatts em hidrelétricas no Estado de São Paulo recém-adquiridas pela unidade brasileira da China Three Gorges, segundo comunicado da subsidiária local da norte-americana Duke Energy, que concluiu a venda dos ativos aos chineses na última semana.

A Three Gorges pagou 3,1 bilhões de reais pelas usinas da Duke Energy no Brasil em uma transação concluída na quinta-feira.

Segundo a Duke, a CTG posteriormente vendeu um terço do negócio ao Clai Fund pelo mesmo preço por ação envolvido na transação com os norte-americanos.

"A CTG informou... que a participação acionária indireta na companhia cedida ao Clai Fund não lhe conferirá poder de controle dos negócios e rumos da companhia", disse a Duke.

A China Three Gorges e outras chinesas têm se movimentado ativamente em aquisições no mercado de energia do Brasil, o que levou a CTG a se tornar em pouco tempo a vice-líder em geração no país da América Latina, atrás apenas de empresas do grupo estatal federal Eletrobras.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFusões e AquisiçõesHidrelétricas

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões