Negócios

Friboi entra oficialmente no mercado de fast-food

Com a conclusão da compra de 50% da italiana Inalca, a empresa brasileira passa a ter controle sobre o fornecimento de hambúrgueres na Europa para redes como o McDonald's

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A brasileira JBS Friboi, maior produtora mundial de carne, oficializou nesta segunda-feira (03/03) sua entrada no mercado de alimentos para fast-food, com a conclusão da compra de 50% da Inalca, empresa líder em processamento de carne bovina na Itália e fornecedora de hambúrgueres para redes de lanchonetes, três meses depois de fechar o acordo.

Conforme previsto em dezembro de 2007, a Friboi pagou 225 milhões de euros (cerca de 592 milhões de reais, no câmbio da data de fechamento) à empresa italiana Cremonini, uma das mais fortes do setor bovino na Europa e dona da Inalca. O preço foi definido de acordo com um valor de mercado ("enterprise value") de 600 milhões de euros.

O negócio foi defendido como estratégico pelo diretor-presidente da companhia, Joesley Mendonça Batista, por, entre outros motivos, permitir um canal de vendas garantido com o McDonald';s. A Inalca é a fornecedora exclusiva de carne bovina para a rede em países como Itália, Rússia, Chipre, Dinamarca e Grécia, além de ser uma das principais parceiras da rede na Bélgica, na Espanha, no Reino Unido e em outros países do continente.

Antes da aquisição, a empresa italiana já comprava carne da Friboi, mas agora a brasileira terá maior estabilidade como fornecedora, já que os contratos de exclusividade da Inalca com a rede americana duram pelo menos cinco anos.

A companhia européia também é uma das únicas do mundo com direito a fornecer hambúrgueres tanto para o McDonald';s quanto para os concorrentes da lanchonete - em alguns mercados do continente, por exemplo, a Inalca tem o Burger King como cliente.

Outro benefício da aquisição, segundo os executivos da Friboi, é a possibilidade de aproveitar a estrutura tecnológica da companhia italiana. Como parte da compra, a brasileira passa a ter acesso também à empresa de pesquisa de máquinas e patentes ligada à Inalca, a TecnoStar, capaz de automatizar processos ainda muito manuais, como o abate e a desossa.

A aliança com a Cremonini reflete, ainda, a estratégia de internacionalização da JBS, uma das principais apostas da companhia para manter-se na liderança do setor. Em outubro de 2007, dois meses antes da aquisição da Inalca, a companhia já havia comprado por 20 milhões de dólares o frigorífico argentino Col-Car, a sexta planta adquirida pela empresa no país, onde ela já é líder do setor.

Aporte na Inalca

Para fechar o negócio, Friboi e Cremonini assinaram um "contrato preliminar de aliança estratégica", que envolveu uma operação para engordar a Inalca, pela transferência de 100% do capital social de outra empresa da Cremonini, a Montana Alimentari, com ativos de 70 milhões de euros. Feita a transferência, a JBS injetou 210 milhões de euros em aumento de capital da empresa resultante, em troca de 46,4% de participação, e desembolou 15 milhões de euros em compra direta de 3,6% das ações da Inalca. A soma das duas operações corresponde ao valor total de 225 milhões de euros, por 50% dos papéis da Inalca.

O acordo inclui ainda a possibilidade de reajuste no preço da aquisição em até 65 milhões de euros, conforme o EBITDA da Inalca nos próximos três anos, e prevê a opção de a Cremonini vender sua participação à JBS, entre quatro e dez anos após o acordo, ou de recomprar os papéis da companhia, caso haja mudança de controle dos acionistas majoritários das empresas envolvidas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame