Negócios

Friboi compra Swift por US$ 1,4 bilhão

Operação tornará a exportadora brasileira de carne bovina um dos maiores frigoríficos do mundo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O grupo JBS, dono do frigorífico Friboi, anunciou nesta terça-feira (29/5) a compra da americana Swift, terceira maior processadora de carne dos Estados Unidos, conforme antecipado ontem por EXAME. O negócio foi fechado por 1,4 bilhão de dólares e deverá ser finalizado em meados de julho.

De acordo com a Friboi, com a integração das duas companhias, o que deverá ocorrer "com a brevidade possível", será criada a maior empresa do mundo no setor de alimentos de proteína de origem bovina e a empresa maior alimentícia brasileira. Somados, os faturamentos de Friboi e Swift beiram os 23 bilhões de reais. Antes do negócio, a Friboi já era líder em carnes bovinas no Brasil, mas tinha receitas abaixo de outras empresas do setor alimentício como Sadia e Perdigão.

No comunicado enviado à Bovespa, a Friboi desfez uma das dúvidas dos investidores sobre o negócio: a possibilidade de que as duas empresas não fossem integradas. Segundo a Friboi, sua intenção não é manter duas operações paralelas, mas ter um único negócio. A conclusão da compra do controle acionário da Swift, que tem sede em Delaware, nos Estados Unidos, ainda depende da aprovação de autoridades reguladoras da concorrência no exterior. O fechamento da operação está previsto para acontecer em julho. Depois disso as duas empresas poderiam iniciar o processo de integração.

A Friboi fechou o negócio por meio de três de suas subsidiárias, a J&F Acquisition Co., J&F I Finance Co. e J&F II Finance Co, com o objetivo de cumprir contratos de endividamento em vigor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Mais na Exame