Negócios

Fornecedores da Petrobras se unem para mudar regras

Na pauta de reivindicações estão temas polêmicos que dependem da presidente Dilma Rousseff e do Congresso


	Fornecedores contrariados: na pauta de reivindicações estão temas polêmicos que dependem da presidente Dilma Rousseff e do Congresso
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Fornecedores contrariados: na pauta de reivindicações estão temas polêmicos que dependem da presidente Dilma Rousseff e do Congresso (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2015 às 12h31.

Rio - A indústria fornecedora do setor de petróleo e gás natural está contrariada com a presença dominante da Petrobras como compradora e com os efeitos da crise da estatal.

E vai recorrer ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para tentar emplacar uma série de medidas que tem o objetivo de ampliar a participação da iniciativa privada no setor.

Na próxima terça-feira, 22 entidades empresariais vão ao ministro entregar uma "agenda mínima para o setor petróleo".

O documento é assinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelas federações estaduais de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia, além de 14 associações de fornecedores.

Na pauta de reivindicações estão temas polêmicos que dependem da presidente Dilma Rousseff e do Congresso. A presidente já deixou claro que não vai mudar as regras de conteúdo local, como quer a indústria.

Para que outra reivindicação seja aprovada - a de que a Petrobras deixe de ser obrigatoriamente protagonista no pré-sal -, os parlamentares terão que vencer a resistência da base aliada do governo ao projeto do senador José Serra.

"Espero que o Planalto entenda do que estamos falando, em vez de ficar tentando pegar dinheiro de tudo que é canto", afirmou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásIndústria do petróleoMinistério de Minas e EnergiaPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

10 franquias para investir com o prêmio da medalha das Olimpíadas 2024

Na cidade de inovação, eles criaram uma operadora de telefonia que supera as gigantes do setor

"A taxa de mortalidade de startups de IA será alta", afirma Eric Ries, de "A Startup Enxuta"

O empresário goiano que vai doar bilheteria de evento para o RS — e já arrecadou R$ 2,2 milhões

Mais na Exame