Negócios

FCA e Bunge firmam acordo para levar açúcar e álcool

Por Raquel Massote Belo Horizonte - A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, informou hoje que assinou acordo com a Bunge, um dos principais clientes da logística de carga geral, para o transporte de 150 milhões de litros de álcool por ano e 180 mil toneladas de açúcar por ano. O álcool e o açúcar […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Por Raquel Massote

Belo Horizonte - A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, informou hoje que assinou acordo com a Bunge, um dos principais clientes da logística de carga geral, para o transporte de 150 milhões de litros de álcool por ano e 180 mil toneladas de açúcar por ano. O álcool e o açúcar serão produzidos pela Bunge em sua usina em Santa Juliana (MG) para o abastecimento, via ferrovia, dos mercados interno e externo. Conforme a ferrovia, a parceria irá propiciar a expansão do volume anual de carga geral movimentado.

Além deste acordo, a FCA e a Bunge, em parceria, farão investimentos em um novo ramal ferroviário com cerca de 3 quilômetros, que sai do terminal do cliente em Santa Juliana e conecta-se à ferrovia, próximo ao município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O álcool será transportado pela FCA para abastecer os mercados da região de Belo Horizonte e de Vitória (ES). Serão 150 milhões de litros por ano nessa rota. De acordo com a FCA, parte deste projeto já está sendo implantada com os primeiros carregamentos, que começaram em novembro. São 62 vagões, com 3,7 milhões de litros, saindo da Santa Juliana com destino a Betim (MG), Vitória (ES) e Paulínia (SP). O valor do aporte não foi informado.

A FCA transportará também 180 mil toneladas de açúcar por ano das usinas da Bunge em Minas até o Porto de Santos (SP), para exportação. Para o novo transporte de açúcar entrarão em operação 135 vagões e 10 locomotivas, sendo que os vagões serão disponibilizados em parceria com a Mitsui Rail Capital (MRC), responsável pelos investimentos nos equipamentos. Os novos equipamentos, segundo a ferrovia, irão viabilizar ainda o aumento do volume de grãos transportados hoje pela FCA. Os vagões serão utilizados para o transporte dos insumos durante a entressafra do açúcar. Em 2008, a FCA transportou 4,5 milhões de toneladas de grãos.

A FCA possui mais de 8 mil quilômetros de extensão e abrange sete estados brasileiros, além do Distrito Federal. A frota da FCA conta com cerca de 500 locomotivas e 12 mil vagões. Além de grãos, a FCA transporta combustíveis, açúcar, cimento e produtos siderúrgicos.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame