Negócios

Estrelas do Norte

Criatividade e autonomia para colocar novas idéias em prática. Esse é um dos segredos que faz o sucesso da Masa

Ulisses Tapajós (no centro) com funcionários e os produtos que fazem: "Aqui, todo mundo pode opinar"

Ulisses Tapajós (no centro) com funcionários e os produtos que fazem: "Aqui, todo mundo pode opinar"

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h31.

Não é difícil entender o que faz da Masa, braço do grupo americano Flextronics que fabrica peças plásticas, com sede em Manaus, Amazonas, a melhor empresa para trabalhar do país. A começar pelo diretor-presidente, Ulisses Tapajós Neto. É impossível andar pela empresa e não ouvir histórias sobre ele. 'O Ulisses é como se fosse um pai para nós. Ele trata a gente com muito respeito', comentam os funcionários. Para começar, ele conhece todos. Sabe o nome e a função de cada um dos 952 funcionários. Na época em que a empresa foi vendida ao grupo Flextronics, no ano passado, ele fez questão de reunir todo mundo para esclarecer sobre o processo. Fez reunião de manhã, de tarde e de madrugada. Tudo para que não restasse uma dúvida sequer sobre as futuras mudanças na empresa. 'Toda mudança gera desconforto. Nada mais justo do que explicar aos funcionários o porquê da venda e mostrar a eles os benefícios que esse movimento traria para nós', diz Ulisses.

Quando entrou na lista das melhores empresas para trabalhar pela segunda vez, em 2004, Ulisses reparou que o número de estrelas ' símbolo usado até 2005 para pontuar as empresas nos diversos critérios avaliados na pesquisa ' atribuídas à companhia era muito maior do que na primeira participação, em 2003. Foi então que resolveu entender a fórmula de sucesso das empresas e criar o seu próprio ranking. Durante semanas, uma equipe ficou responsável por contar uma a uma as estrelas de todas as empresas participantes da lista e avaliar a posição de cada uma. Por este cálculo, em 2003 a empresa ' na época chamada Multibrás da Amazônia ' ficou na 94a colocação. Já em 2004, o resultado foi melhor: alcançou a 30a posição. Ulisses quis se aprofundar no que havia gerado o suposto salto na lista e montar um plano de ação para levar a empresa ao topo do ranking. 'Aí, me deparei com o que acredito ser os fundamentos de uma boa empresa para se trabalhar: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem', diz.

Daí por diante, os esforços foram redobrados para criar estratégias que reforçassem esses fatores na companhia. Dentre as iniciativas estão a criação de um código de conduta e ética para nortear a relação funcionário-empresa, a ênfase aos projetos de capacitação profissional, o surgimento de diversos projetos voltados à qualidade de vida e às famílias dos funcionários. Com isso, a relação entre a Masa e seus colaboradores transcende os espaços da empresa e chega à casa do seu pessoal. Grande parte dos programas e benefícios oferecidos aos colaboradores abrange também os familiares. Desde o nascimento, os filhos de funcionários são acompanhados pela Masa. Tem creche para crianças até 6 anos, com acompanhamento médico e nutricional, coral infantil, aulas de informática, curso de empreendedorismo para os jovens, orientação vocacional e estágio na empresa. Já para esposas e demais familiares, há o Projeto MultiTalentos, que oferece cursos profissionalizantes e um kit básico para começar um pequeno negócio e aumentar a renda familiar. 'Tenho muito orgulho do que a empresa faz por mim e pela minha família. Meu irmão participou do curso de cabeleireiro e hoje ganha a vida com isso', comenta um dos funcionários.

INOVAÇÃO O TEMPO TODO 
Outras ações implantadas para gerar aquelas características consideradas fundamentais às melhores empresas para trabalhar foram programas de reconhecimento moral e financeiro aos funcionários e medidas de estímulo à criatividade do pessoal. Não é à toa que, este ano, a Masa foi eleita a primeira colocada no ranking de Empreendedorismo Corporativo, criado pelo Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo (Ibie) e publicado pela segunda vez pela revista EXAME. Ela se destacou como a empresa que mais estimula seus funcionários a colaborar para o processo de inovação. 'Aqui a gente tem liberdade de opinar e dar idéias. Ninguém é obrigado a sugerir melhorias, mas é difícil encontrar alguém que nunca tenha feito isso', comentam os funcionários. Os números não deixam dúvidas. Só no ano passado todas as mais de 15 000 idéias sugeridas foram implantadas, desde coisas mais simples até uma sugestão que economizou 1 milhão de dólares para a empresa. O segredo na Masa é a simplificação do processo. Quando o funcionário vê algo que pode ser melhorado, ele é estimulado a agir rapidamente.

Impossível separar os fatores que deram à Masa o título de Intra-Empreendedorismo daqueles que a premiam como a Melhor Empresa para Trabalhar. Além de uma liderança forte, ela se destacou pelo incentivo à educação ' 100% dos funcionários têm Ensino Médio completo ', um forte plano de carreira, que promoveu, em 2005, 83% do pessoal, e a transparência da gestão. A cada dois meses, Ulisses reúne os funcionários no refeitório, para esclarecer pontos como os cenários do mercado nacional e internacional, o posicionamento da empresa, a evolução do faturamento, os lucros e as principais realizações sociais, entre outros. 'Há um ditado que diz que só tem vento favorável para quem sabe aonde quer chegar. Eu apenas dou os caminhos para que eles [os funcionários] nos levem para onde queremos', diz o presidente.

Os funcionários podem contar com a empresa em todos os sentidos. A Masa oferece um pacote de benefícios de cair o queixo. São tantos, que o pessoal até se atrapalha na hora de contar. As assistências médica e odontológica são gratuitas para todo mundo e, se o convênio não cobrir alguma coisa, a empresa paga. Além disso, todos têm direito à cesta básica e há convênio com drogarias, óticas e livrarias. Para o bem-estar dos funcionários, há um massagista duas vezes por semana ' inclusive para o turno da madrugada ', ginástica laboral todos os dias, loja de conveniência e sala de conforto com colchonetes e poltronas, uma para homens e outra para mulheres. Elas, aliás, também têm seus privilégios. Há uma sala com todo o material necessário para fazer as unhas e, em breve, um salão de beleza. Além disso, os exames ginecológicos são colhidos dentro da empresa. Para as futuras mamães, além dos seis meses de licença-maternidade (sim, seis meses!), há um acompanhamento durante a gravidez, com a realização de um chá-de-bebê que dá direito a 50 convidados. 'Respeitar e valorizar as pessoas. Essas são as palavras `mágicas' da Masa', diz Ulisses.

Pelas contas e planos dele, em 2005, a Masa estaria entre as dez primeiras empresas do Guia. E esteve. A empresa foi a 9a colocada. As previsões eram estar entre as cinco primeiras em 2006 e chegar ao topo do ranking em 2007. Desta vez, certamente as contas de Ulisses deram errado e, com muito mérito, a empresa vai ter que antecipar a comemoração.

Maior vantagem
Os funcionários têm muitos benefícios e muita liberdade para opinar dentro da empresa

Maior desvantagem
Os pais também gostariam de ser beneficiados com o auxílio-creche

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Porto Alegre ganha complexo corporativo de luxo assinado por escritório de arquitetura internacional

Insipirado pelo pai artista, ele quer fazer com que o dinheiro fique com os artesãos na Amazônia

Cosan consolida portfólio em setores essenciais para o Brasil

Um pão de queijo ruim no Rio de Janeiro motivou um negócio que já levantou R$ 20 milhões

Mais na Exame