-
1. Natura
zoom_out_map
1/7 (Bárbara Ladeia/EXAME.com)
Na unidade da Natura em Cajamar, o Clube Natura é um oásis no meio do trabalho. Aproximadamente dois mil funcionários fazem uso das instalações que incluem academia, quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscina e até um restaurante de alimentação leve e diferenciada.
Cerca de 900 pessoas passam por dia pelo espaço, que pode ser utilizado, nos finais de semana, pela família e convidados dos funcionários.
-
2. Ticket
zoom_out_map
2/7 (Divulgação)
Na Ticket, os funcionários podem parar de fumar a hora que quiserem – literalmente. Com 10% a 12% de tabagista no seu quadro de contratados, a empresa faz periodicamente uma campanha de combate ao fumo, com encontros quinzenais, acompanhamento psicológico e muitas outras ferramentas para dar aquela forcinha ao colaborador. Segundo Mauriceia Gomes, gerente de benefícios da empresa, a campanha é sempre muito bem aceita. Dos 104 atendidos, 60% largaram o vício. “A empresa subsidia até o medicamento para quem quer deixar de fumar”, diz.
-
3. Grupo Algar
zoom_out_map
3/7 (Divulgação)
Algar - Através do Programa de Desenvolvimento Individualizado (PDI) da Saúde, o Grupo Algar -- que reúne empresas de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo -- realiza uma avaliação clínica, física, nutricional e emocional dos executivos de suas companhias associadas anualmente. Eles fazem exames e passam por consultas com médicos, educadores físicos e psicólogos e, dependendo do diagnóstico, são acompanhados por esses mesmos profissionais periodicamente. A cada ano, os executivos recebem, no PDI, um plano de metas para melhora a sua saúde. Caso não consiga cumprir as metas ou não compareça para a próxima consulta, ele pode perder até 10% do bônus da empresa. “No ano passado, dos 297 associados avaliados, 282 cumpriram as metas”, conta a coordenadora da UniAlgar (universidade do grupo que coordena o PDI), Elizabeth Amaral. Além disso, o Grupo Algar também realiza caminhadas ecológicas e um campeonato de futsal entre funcionários das empresas associadas.
-
4. Hospital Nove de Julho
zoom_out_map
4/7 (Divulgação)
É de se esperar que uma empresa de saúde, como o Hospital Nove de Julho, tenha preocupação com o estado geral de seus funcionários. Por lá, naturalmente, a coisa é profissional. Os funcionários são convidados a aderir a um grupo de corridas que passa a ter acompanhamento completo no centro de referência em medicina esportiva da instituição. “Nada mais justo que oferecer esse benefício aos nossos atletas que são funcionários”, diz Santino Orsi, gerente de recursos humanos da empresa. Juntamente com a Run&Fun, consultoria esportiva, patrocina eventos esportivos, subsidia o uniforme dos funcionários e fazem todo o acompanhamento de evolução de performance. Duas vezes por ano, a empresa paga também a inscrição deles em eventos de corrida.
-
5. MercadoLivre
zoom_out_map
5/7 (Divulgação)
Os 560 funcionários do site de compra e venda podem fazer gratuitamente acompanhamento com médicos e nutricionistas. Basta agendar uma consulta com um desses profissionais, que atendem na sede da empresa, uma vez por semana. É possível também agendar massagens e fazer ginástica laboral livremente duas vezes na semana, sem custos. A companhia ainda incentiva a prática de exercícios físicos, com um subsídio de 50 reais para cada funcionário que apresentar recibo de pagamento de qualquer atividade. Há ainda um campeonato de futebol interno, com locação de campo e uniformes pagos pela empresa. “São nove equipes disputando atualmente. Cada jogador do time vencedor será premiado com um vale-compras de 250 reais para consumir dentro do próprio Mercado Livre”, conta a gerente de Recursos Humanos da empresa, Helen Menezes.
-
6. Biogen Idec
zoom_out_map
6/7 (Divulgação)
Na subsidiária brasileira da Biogen Idec -- empresa global de biotecnologia com sede nos Estados Unidos -- os funcionários são estimulados a ter uma alimentação saudável e a praticar esportes. Eles podem consumir à vontade frutas da estação, que ficam disponíveis na copa, e a empresa reembolsa 50% do valor gasto com qualquer tipo de atividade física, desde que não ultrapasse um teto estipulado. O subsídio é concedido a todas as 58 que trabalham para a companhia no Brasil. Para os executivos, há ainda um check-up anual totalmente pago pela empresa."Há uma real preocupação em proporcionar qualidade de vida ao funcionário", diz a diretora de RH da Biogen Idec, Renata Lopes.
-
7. Ford
zoom_out_map
7/7 (Divulgação)
Em todas as fábricas da Ford no Brasil, há diversas campanhas voltadas para melhorar a saúde dos funcionários, dentro de um programa chamado "Viva Bem". Uma que tem feito sucesso é a "Vigilantes do peso", na qual qualquer funcionário pode se inscrever para ter acompanhamento semanal com um nutricionista. O atendimento é feito em grupos e não tem custo. Em 2013, 175 pessoas participam dessa campanha. "Acreditamos que uma pessoa saudável é muito mais produtiva”, afirma o Gerente de Relações Trabalhistas e Saúde para a Ford América do Sul, Ernesto Huerta. Entre outras ações, a Ford também realiza uma grande campanha de vacinação. Este ano, só na unidade de São Bernardo, cerca de 4200 pessoas, entre trabalhadores e familiares, foram imunizadas. A vacina é gratuita para os funcionários e tem custo reduzido para as famílias (valor de 25 reais).