Anúncio acontece no momento em que o grupo controlado pelo magnata mexicano Carlos Slim consolida suas operações na América Latina (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - A Embratel anunciou nesta quinta-feira que fará uma oferta pública para comprar até 100 por cento das ações preferenciais da maior operadora de TV a cabo do país, a Net, por até 4,58 bilhões de reais.
O anúncio acontece no momento em que o grupo controlado pelo magnata mexicano Carlos Slim consolida suas operações na América Latina em meio ao forte acirramento da competição com a espanhola Telefónica.
A oferta da Embratel, controlada pela Telmex, que por sua vez foi recentemente incluída sob o chapéu da companhia de telefonia celular do grupo de Slim, a América Móvil, se dará a um preço por ação preferencial de 23 reais.
Segundo comunicado da antiga estatal brasileira, a oferta de 23 reais representa um ágio 23,1 por cento sobre a média de preços do papel da Net nos últimos 30 pregões na BM&FBovespa. Na quarta-feira, as ações da operadora de TV a cabo encerraram a 19,99 reais.
O valor da operação será pago à vista e a oferta é intermediada pelo Itaú BBA.
A Embratel já possui 35,8 por cento das ações ordinárias da Net e 5,4 por cento das ações preferenciais. A Net é dividida entre o grupo Globo, da família Marinho, e Telmex, que possuem, respectivamente, 51 por cento e 49 por cento de participação com direito a voto da GB Empreendimentos e Participações, empresa que controla a Net.
Segundo a Embratel, que oferece também telefonia fixa e serviços de TV paga, a Net tem 48 por cento do mercado de televisão por assinatura do país e 25 por cento do segmento de banda larga, com uma rede que atinge mais de 11,1 milhões de domicílios.
Leia mais sobre Aquisições
Siga as últimas notícias de Mercados no twitter