Negócios

Embraer lança nova aeronave e fecha venda para a;Jet Blue

A Embraer lançou nesta segunda-feira (9/2) sua nova aeronave, com capacidade de transportar até 108 passageiros. A Embraer 190 é a maior aeronave já produzida no Brasil. A primeira delas será entregue no terceiro trimestre de 2005. A Embraer investiu 850 milhões de dólares ao longo de quatro anos para desenvolver a aeronave e, de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Embraer lançou nesta segunda-feira (9/2) sua nova aeronave, com capacidade de transportar até 108 passageiros. A Embraer 190 é a maior aeronave já produzida no Brasil. A primeira delas será entregue no terceiro trimestre de 2005.

A Embraer investiu 850 milhões de dólares ao longo de quatro anos para desenvolver a aeronave e, de acordo com Maurício Botelho, presidente da companhia, já recebeu 145 pedidos do novo avião - que vale 30 milhões de dólares. Do total de encomendas, 100 (o equivalente a 3 bilhões de dólares) vieram da companhia americana Jet Blue Airways, cujo presidente veio ao Brasil participar do lançamento. Segundo ele, as aeronaves da Embraer serão usadas em cerca de 50 novas rotas que a Jet Blue pretende abrir nos EUA. Cogita-se a possibilidade de usar as aeronaves em rotas internacionais ainda inéditas. Os outros 55 pedidos estão sendo negociados com a Air Canada, companhia aérea do país da Bombadier, a maior concorrente da Embraer.

Ao todo, a família Embraer 170/190 (com quatro modelos, incluindo o novo), tem 245 pedidos em negociação, com companhias como Air Italia, Lot (da Polônia), Cirus (Alemanha) e Air Caribe. A Embraer, segundo Botelho, ffará apresentações oficias do jato 190 no mercado europeu. "A nova aeronave tem um futuro brilhante na Europa e faremos apresentações regulares como fizemos com a família 170", disse ele.

Botelho disse ainda que espera recuperar as exportações este ano, com a venda de 160 aeronaves. Em 2003, as exportações da Embraer caíram 22% com a redução do número de aeronaves vendidas de 131 para 102.

FAB
A Embraer espera uma decisão do governo sobre o vencedor da licitação de um pedido de 12 caças da Força Aérea Brasileira (FAB), um negócio estimado em 700 milhões de dólares, em até 60 dias. "O processo está em curso, esperamos uma definição entre 45 e 60 dias", afirmou Botelho. A companhia brasileira participa da licitação em parceria com a francesa Dassault.

Avião do Presidente
Botelho descartou a possibilidade de fornecer o novo avião da Presidência da República. "A Embraer não tem ainda condições de oferecer uma aeronave dentro das especificações. Não antes de cinco anos."

Garoto propaganda
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do evento de lançamento, o novo jato reforça o potencial do Brasil para competir em segmentos que exigem alta tecnologia. O Embraer 190 mostra nossa capacidade de competir de igual para igual nos mais avançados mercados do mundo , disse em seu discurso. O presidente também ressaltou o orgulho nacional em relação à empresa, presente em 130 países com seus produtos. Só não viajo ao exterior vestido com o macacão da Embraer porque o protocolo não permite , disse. E posso assegurar que os ministros Celso Amorin (Relações Exteriores) e Furlan (Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior) são verdadeiros garotos propagandas da empresa.

Lula foi a São José dos Campos acompanhado por com uma comitiva reforçada que incluía, além de Amorim e Furlan, os ministros Antonio Palocci, da Fazenda, José Viegas, da Defesa, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Evento do varejo que começa hoje: BConnected terá case de IA com Nvidia e os 50 anos de Hello Kitty

CFOs do futuro: T&E Summit, da Paytrack, destaca novo papel das lideranças financeiras nas empresas

De Porto Alegre para o mundo: a Elofy traz ao Brasil soluções de RH reconhecidas globalmente

Expansão internacional: Bauducco deve gerar cerca de 600 empregos com nova fábrica nos EUA