Torres de transmissão da Eletronorte: concessão da hidrelétrica Sinop foi arrematada por consórcio formado pelas empresas do grupo Eletrobras Eletronorte e Chesf e pela Alupar (Paulo Santos/Reuters)
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 16h53.
São Paulo - A Eletronorte abriu chamada pública para escolher uma empresa privada substituta da Alupar no consórcio que vai construir e operar a hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires.
O formulário para cadastramento de empresas privadas interessadas em serem sócias no empreendimento está disponível no site da Eletronorte.
Segundo uma fonte do grupo Eletrobras, pelo menos duas empresas devem se apresentar para entrar na concessão. Essa mesma fonte explica que os sócios privados serão majoritários na usina.
"Pode ser uma empresa com 51 por cento, ou, por exemplo duas que somem mais de 50 por cento", disse.
A concessão da hidrelétrica Sinop foi arrematada por consórcio formado pelas empresas do grupo Eletrobras Eletronorte e Chesf e pela Alupar em leilão ao final de agosto de 2013. Mas a empresa privada informou ao mercado prontamente, logo após o leilão, que já havia desistido do empreendimento.
No dia do leilão, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informaram que caso o consórcio apresentasse um pedido de alteração formal do grupo vencedor até a data da assinatura da outorga de concessão do empreendimento, estimada para 17 de fevereiro de 2014, segundo cronograma no site da Aneel, seria caracterizado como do empreendimento.
Após essa data, poderia haver pedido de transferência do contrato de concessão na agência, para alteração do consórcio.